Em 2023 a sensação em foi de verão o ano inteiro. Com temperaturas acima da média e ondas de calor, os sul-mato-grossenses até se esqueceram que a estação chega geralmente no dia 21 de dezembro, mas que neste ano chegará às 00h27 de sexta-feira (22). Em 2024, a previsão climática indica que as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica durante o verão.

O verão se estende-se até 19 de março de 2024. Climatologicamente, a estação é caracterizada por altas temperaturas, maior disponibilidade de umidade e aumento dos índices pluviométricos. Além disso, durante o verão, os dias são mais longos que as noites devido à maior incidência de radiação solar no Hemisfério sul.

Meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Valesca Fernandes antecipa que as temperaturas devem registrar máximas entre 40 a 43°C.

“As chuvas devem se manter dentro ou ligeiramente abaixo da média climatológica em grande parte do Estado. Em relação à previsão climática da temperatura do ar, o modelo indica que em Mato Grosso do Sul, as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica”, explica.

Uma característica típica do verão são as mudanças repentinas do tempo, ocasionando chuvas de rápida duração, conhecidas como ‘chuvas de verão'. Entretanto, dependendo do ambiente atmosférico, essas precipitações breves podem evoluir para tempestades intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Chuvas devem ficar abaixo da média histórica

Calor em (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Entre janeiro e março de 2024, a previsão aponta para precipitação acumulada em Mato Grosso do Sul, com chuvas variando entre 500 e 700 mm. Nas regiões sul, pantaneira e sudoeste, espera-se que as chuvas fiquem entre 400 e 500 mm.

Os índices de precipitação acumulada para o trimestre indicam que as chuvas se situarão ligeiramente abaixo ou dentro da média histórica. Em meio à escassez de chuva, a previsão destaca um trimestre significativamente mais quente do que o habitual em Mato Grosso do Sul.

O prognóstico da estação prevê temperaturas máximas próximas a 40-43°C, o que evidencia um trimestre mais quente que o habitual.

El Niño atingirá pico entre dezembro e janeiro

Sol - Henrique Arakaki (15)
Confira o prognóstico de verão para MS (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Em relação aos fenômenos climáticos, o modelo meteorológico indica que o El Niño atingirá seu pico entre dezembro a março. O fenômeno está associado ao aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, o que contribui para um quente e seco.

O cenário aponta ainda que a variabilidade natural do clima pode acentuar a formação e intensidade das tempestades no Estado. Além disso, o El Niño pode piorar as altas temperaturas já registradas na primavera, o que deve resultar em novas ondas de calor em 2024.

Como se proteger?

Calor extremo na capital (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Para se proteger do calor intenso, é recomendável seguir alguns cuidados básicos:

  • Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado, mesmo se não estiver com sede.
  • Evite atividades físicas extenuantes durante as horas mais secas e quentes.
  • Minimize a exposição direta ao sol durante os horários de maior calor.
  • Lave as mãos regularmente e evite tocá-las no rosto.
  • Opte por frutas com alto teor de líquidos, como melancia, melão e laranja.
  • Use soro fisiológico nos olhos e nariz para evitar o ressecamento.
  • Hidrate a pele do rosto e do corpo, especialmente após o banho e antes de dormir.
  • Utilize chapéus e óculos de sol para se proteger dos raios solares.

É importante redobrar a atenção com crianças e idosos, que são mais vulneráveis a problemas de saúde nesse período. A hidratação é especialmente crucial para eles. Com temperaturas tão elevadas, os riscos se agravam para aqueles que possuem maior fragilidade física, como os idosos.

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas junto à (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).