Após anunciar que as linhas de de iriam operar em horário de domingo durante as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a prefeitura da Capital anunciou nesta quinta-feira (2) que implementará uma programação especial no transporte coletivo para os candidatos que realizarão o exame no próximo domingo (5).

Segundo a prefeitura, a medida foi adotada com intuito de facilitar o deslocamento dos candidatos. Além disso, o sistema de transporte coletivo disponibilizou passes gratuitos de ida e volta para os usuários que se cadastraram previamente por meio do site.

Na quarta-feira (1º), a reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o . Ambos informaram que não haveria reforço ou horários especiais no transporte coletivo, apesar da alta demanda dos candidatos do Enem.

Como ficarão as linhas de ônibus?

política operação ms bancada
Terminal em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Em dias normais, o transporte coletivo opera com uma média de 113 veículos aos domingos. No entanto, para atender aos candidatos do Enem, haverá um aumento de 30% na frota. Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, seguirão um plano de funcionamento semelhante ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano de funcionamento dos domingos e feriados.

Para os candidatos que farão a prova na Uniderp, as linhas de ônibus mais importantes são a 070 (Terminal General Osório/Terminal Bandeirantes) e a 072 (Terminal Nova Bahia/Terminal Morenão).

A linha 221 terá um veículo operando das 9h40 às 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano de funcionamento dos dias de semana, de segunda a sexta.

Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados. Candidatos que realizarão a prova na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) têm como principais opções as linhas 087 (T. General Osório / T. Guaicurus) e 061 (Term. Moreninhas / Shopping Campo Grande).

O Consórcio também disponibilizará três veículos reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.

Para conferir os horários e rotas dos ônibus, basta acessar o site: https://www.consorcioguaicurus.com.br/.