A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) doou nesta terça-feira (10), 24 sopradores ao governo do para combater incêndios no Pantanal. Os equipamentos custam R$100 mil.

O Escritório de Assistência Humanitária (BHA, na sigla em inglês) da USAID acompanha o Brasil há mais de uma década e além de doar equipamentos, fornece assistência técnica e treinamento. O próximo passo será a capacitação na área de combate a incêndios florestais de interface para os Corpos de de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo o Especialista em Gerenciamento de Riscos de Desastres do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA para o Brasil, Paulo José Barbosa, os sopradores oferecem muitos benefícios, como criação de barreiras eficazes e maior segurança operacional no controle e contenção de incêndios em ambientes florestais complexos.

“Esperamos que esse equipamento ajude as iniciativas já em andamento para combater essa nova onda de incêndios na região do Pantanal”, disse.

O anúncio acontece cerca de um mês depois de uma visita técnica ao estado realizada pela Gerente Sub-regional do Cone Sul, Mariela Chavarriga Guerrero, e pela Especialista Regional em Manejo Integral do Fogo, Engenheira Maria Luisa Alfaro, nos dias 13 e 14 de setembro.

O evento de de equipamentos contou com a participação do Coronel Frederico Pouso Salas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul; do Coronel Adriano Noleto Rampazo, Subcomadante- Geral do CBMMS; e da Tenente-Coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, Chefe do Centro de Proteção Ambiental; além de Paulo José Barbosa, da USAID.