Apesar da beleza, a figueira da Rua das Nereidas é motivo de aflição para os moradores da quadra em que a árvore se localiza. Queda de galhos são frequentes e os residentes do lidam também com rachaduras nas calçadas.

A figueira fica em uma calçada, que está totalmente destruída pelas grandes raízes, que chegaram a entrar na casa das pessoas. Anderson Rui Jacques mora na região há 18 anos.

Contudo, conta que há três anos a árvore se tornou um problema. “Faz três anos que começou a dar problema para vizinhança, trazendo rachaduras nas casas e as raízes começaram a obstruir o esgoto”, detalhou.

Ao Jornal Midiamax, ele afirma que os galhos “estão pegando na linha de e quando venta sempre caem galhos”. A queda de galhos é o motivo de maior entre os moradores.

“Com as chuvas, estamos com medo de cair em cima de casa”, comentou. O sentimento de medo é maior quando “a chuva vem com vento forte”.

moradores árvore
Árvore abriu rachaduras na calçada e até dentro das casas de moradores próximos. Foto: Leitor Midiamax.

Queda de energia

Apesar de nunca ver galhos caídos danificarem veículos e machucarem pessoas, Anderson afirmou que já ficou sem energia. “Caiu na ligação de energia da minha casa, rompendo o fornecimento”, lamentou.

Então, em contato com a fornecedora de energia, descobriu que a responsabilidade é do Município. “A Energisa já veio ao local e informou que não é da competência deles, por a árvore estar ao lado contrário da rede de energia, era pra nós acionar a Semadur”.

Os moradores acionaram a Prefeitura Municipal de , que informou já existir processo de retirada da árvore. O pedido foi feito por meio de ofício, assinado pelo vereador Carlos Augusto Borges (PSB), em 2020.

No entanto, até junho de 2023 a árvore não passou por poda e nem retirada. Os galhos tomaram conta de parte da rua e quase chegam ao outro lado. O Jornal Midiamax acionou a Prefeitura para posicionamento e informações de quando será retirada a árvore.

Até a publicação desta matéria, não houve resposta. Contudo, o espaço segue aberto para manifestação.

Saiba Mais