Feira de Empreendedorismo Indígena Sul-mato-grossense tem 1ª edição em Aquidauana
O evento ocorre no Shopping Atlântico Super Center e conta com desfile e exposição de artesanatos, roupas, bijuterias e cerâmicas
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aquidauana vai sediar neste sábado (4) a primeira edição da Feira de Empreendedorismo Indígena Sul-mato-grossense. O evento será no Shopping Atlântico Super Center e conta com 16 empreendedores que estarão expondo artesanatos em geral, tais como roupas (com direito a desfile), bijuterias, cerâmicas, dentre outros produtos. A organização espera receber ao menos 500 pessoas.
A feira é iniciativa do Time Enactus de Aquidauana, formado por cerca de 20 acadêmicos e professores do campus de Aquidauana da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Segundo a artesã Denise Augusto Júlio, o projeto tem trabalhado muito para dar visibilidade ao trabalho dos indígenas artesãos. “É um projeto que visa buscar visibilidade de produtos produzidos dentro da aldeia pelos próprios indígenas”, detalha.
Projeto
O projeto surgiu por meio de diálogos com os indígenas e o compartilhamento de ideias entre os seus integrantes. Foram identificadas as dores e dificuldades enfrentadas pelos indígenas e, a fim de solucionar o problema, propõe, como seu primeiro projeto, a criação de uma rede de incentivo ao empreendedorismo indígena no pantanal sul-mato-grossense.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, a presidente do Time Enactus, Roseana Sales, conta que nasceu e cresceu em Aquidauana e viu, desde pequena, empreendedores indígenas, seja vendendo produtos alimentícios ou artesanais, comercializando do lado de fora dos estabelecimentos.
Segundo ela, a missão é mudar esse cenário, com a FEIP. “De forma simbólica a feira acontecerá em um local muito frequentado por Aquidauana. Temos por objetivo, fazer com que a sociedade enxergue os artesãos indígenas como nós enxergamos, com toda potencialidade de mercado e empreendimento, o nosso foco aqui,” destacou.
Roseana ainda ressalta que para o Time não há nada mais gratificante do que trabalhar para que a comunidade indígena artesã ocupe seu espaço ao lado de outros grandes empreendedores de Aquidauana e região.
O time já foi premiado nacionalmente em duas Categorias: campeões da Liga Rookie, uma das ligas de competição nacional realizada em São Paulo e, ainda, conquistaram o prêmio ODS10 – Redução das Desigualdades.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.