A Santa Casa de Campo Grande revogou a medida de restrição para entrada de novos pacientes em internação, na manhã nesta sexta-feira (28). Em comunicado, o hospital afirmou que segue operando acima da capacidade limite, com 50 pacientes para 13 leitos ocupados.

O hospital informou que irá atender “dentro da referência do hospital, mas ainda com a quantidade acima do limite”. Na área vermelha estão internados 19 pacientes, sendo 6 ocupando leitos e 13 aguardando leitos de terapia intensiva e enfermaria. E deste total, 2 estão graves e intubados, todos adultos.

Na área verde são 28 pacientes, com 17 internados aguardando leitos de enfermaria, e os demais estão em observação clínica. Nesta unidade, a capacidade é de apenas sete leitos. Ainda conforme o hospital, três pacientes do Centro Cirúrgico esperam por vaga, sendo dois para CTI (Centro de Terapia Intensiva) e uma para enfermaria, ambos sem previsão para transferência de setor.

“Ou seja, estão ocupando uma sala que poderia estar sendo utilizada para procedimentos no período. A Santa Casa de Campo Grande, por meio da análise do Diretor Técnico, Dr. William Lemos, e Coordenadores Médicos entendeu ser pertinente o retorno para não prejudicar mais a assistência à saúde da população. Todavia, a superlotação persiste e ofícios continuam sendo emitidos, comunicando as autoridades em saúde pública”, pontua o comunicado.

Restrição para novos internados

O hospital havia determinado a restrição às 9h de quinta-feira (27), pelo risco de desassistência aos pacientes. A instituição afirma que a situação foi notificada às autoridades envolvidas. A decisão teve restrição até às 6h desta manhã.