No primeiro dia de 2023, o acampamento em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste) segue montado, porém, em menor extensão. Na manhã deste domingo (1°), poucas pessoas estavam no local e sem bandeiraço.

No sábado (31), o acampamento realizado por manifestantes inconformados com o resultado das eleições, completou dois meses. No local há barracas e tendas, banheiro químico e cartazes pedindo intervenção federal.

No último pronunciamento enquanto presidente em exercício  Hamilton Mourão (Republicanos) fez discurso conciliatório em favor da democracia, criticou atos que fomentam discurso golpista e ações antidemocráticas. O discurso acontece após o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixar o país e ir para os EUA (Estados Unidos da América).

“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social e, de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns por inação e por outros por fomentar um pretenso golpe”, disse.