Pular para o conteúdo
Cotidiano

Abrasel emite nota contra projeto que proíbe apenas cardápio QR Code em restaurantes de MS

A associação afirma que a proposta do deputado Marcio Fernandes (MDB) cria ‘gastos desnecessários’
Mariane Chianezi -
Foto: Freepik

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de emitiu nota em que se posiciona contrária a projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de MS e que proíbe apenas cardápio QR Code em bares e restaurantes. A entidade afirma que a proposta do deputado Marcio Fernandes (MDB) cria ‘gastos desnecessários’ e que é ‘retrocesso’.

Em nota, a Abrasel afirma que além dos gastos com criação dos cardápios físicos, os estabelecimentos terão gastos não programados e projeto fere a liberdade econômica prevista em lei federal. 

O presidente da Abrasel MS, João Francisco Denardi, reforça que a Abrasel MS não está afirmando que um formato de cardápio é melhor que o outro, e sim defendendo o direito do empresário, de tomar a melhor decisão para o seu negócio. “O consumidor tem o direito de escolher o estabelecimento que lhe atende de maneira mais satisfatória. Assim, como o empresário tem o direito de oferecer aos consumidores o que achar mais adequado e conveniente”, afirmou o presidente.

Denardi lembra ainda que alguns estabelecimentos já são totalmente digitais, com total integração entre seus sistemas e cardápio virtual. “Essa proibição acarretaria num retrocesso ao seu modelo de negócio, de forma que teriam que adaptá-lo, não ao que o consumidor deseja, mas, sim, ao que o legislador impôs. Seria o mesmo, numa comparação simples, que obrigar sites da imprensa e imprimirem jornal, porque alguns leitores alegam que não conseguem ler as pelo celular ou computador”.

A Abrasel MS divulgou que tem apoio do Sindha MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação) e que está buscando junto aos deputados uma forma do projeto não prejudicar o setor. “Estamos pedindo aos deputados para votarem não, mas se o autor do projeto, deputado Marcio Fernandes, puder alterá-lo, de maneira que não crie proibições ou obrigatoriedades, nós apoiaremos”.

Obrigatoriedade de cardápio físico

O Projeto de Lei apresentado em maio na Alems ( Legislativa de Mato Grosso do Sul) prevê a proibição da disponibilização de cardápio ou menu exclusivamente digital em estabelecimentos de Mato Grosso do Sul. O Rio de Janeiro já aprovou medida; Minas Gerais e DF discutem. A proposta em Mato Grosso do Sul já foi aprovada em primeira discussão na Alems.

“Temos uma parcela da população que não tem um celular de última geração e não consegue fazer a leitura do QR CODE, também temos idosos que não tem essa prática e precisamos desta acessibilidade ao cardápio de convencional”, ressaltou Marcio Fernandes (MDB), autor da proposta.

Se for sancionado, será proibida a disponibilização pelos bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares que comercializem bebidas, refeições ou lanches, de cardápio ou menu exclusivamente digital.

Desta forma, os estabelecimentos comerciais deverão dispor obrigatoriamente de cardápio ou menu impresso, em papel, plastificado ou não, além do QR Code ou cardápio digital, para que o consumidor possa optar.

“O objetivo do cardápio QR Code seria simplificar o acesso de clientes ao cardápio, mas a prática tem criado alguns constrangimentos e transtornos para alguns consumidores. E o cliente considera a hora da refeição um momento para espairecer longe das telas e estabelecer contato com pessoas. Meu projeto visa preservar os direitos básicos dos consumidores em terem acesso à informação adequada e clara sobre os preços dos produtos e serviços, podendo optar pelo uso do cardápio físico”, justificou o autor da matéria, deputado Marcio Fernandes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

escritório

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

Últimas Notícias

Esportes

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Clima de nervosismo dominou a surpreendente vitória de 3 a 0 do Chelsea sobre o favorito PSG

Esportes

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

A primeira equipe a confirmar a classificação foi o Al-Ahli, da Arábia Saudita

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo