A manhã desta sexta-feira (7) foi momento de contabilizar perdas e consertar os estragos provocados pelo vendaval de ontem (6). No residencial José Teruel Filho, pelo menos nove casas foram destelhadas e moradores tiveram de passar a noite em imóveis improvisados.

Segundo a empresa que faz a construção do residencial, as casas danificadas ainda não tinham barreira de proteção no teto, o que facilitou o destelhamento. “Ontem mesmo fiscais vieram e já prestaram assistência aos moradores. Foram colocadas telhas provisórias e agora vamos instalar as definitivas”, explicou o engenheiro João Watanabi.

“Fui buscar meus filhos na escola e quando voltei as telhas da minha edícula estavam voando em cima da minha casa e da minha vizinha. Molhou todo o quarto das crianças e tive que tirar os móveis”, conta Cenir Gonçalves, de 27 anos.

Em imagens feitas por moradores durante a tempestade é possível ver a força do vento levantando cortina de poeira e carregando os tetos de diversas casas.

Líder comunitário, Ronny Leão, de 36 anos, explica que a ventania atingiu a comunidade em questão de minutos. “A gente só começou a ouvir o barulho das telhas caindo. Também ficamos com medo porque nossas casas ficam próximas a árvores de eucalipto e com o vento eles se retorciam”, pontua.

Após o vendaval, Ronny afirma que equipes da Prefeitura estiveram no local oferecendo colchões e cobertas para os moradores. 

Temporal

Chuva em Campo Grande desde a tarde causou estragos e deixou bairros sem luz, após registros de temporal nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A precipitação chegou com ventos de 77 km/h.

O tempo fechou anunciando o aguaceiro e, em poucos minutos, a chuva começou a cair na cidade. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, os ventos chegaram a atingir 77 km/h. Também há trovoadas isoladas e muita nebulosidade, conforme o profissional.