Moradores do bairro Itamaracá vivem o sonho de ver a rua Salomão Abdala asfaltada, como prevê o projeto de acesso às , lançado em junho de 2021. Por enquanto, moradores da região convivem com crateras, entulho e o trecho intransitável, principalmente quando chove. Nesta semana, um trator teve que escoar a água da rua para os carros passarem.

“Meu vizinho nos ajudou a passar, mas ali é sempre cheio de entulho e não asfaltam nunca”, diz a moradora que precisou pedir ajuda para o vizinho, que tem um trator, para conseguir sair do bairro após as chuvas desta semana.

Lina Neves, 28, mora na região e anda por lá a pé, pois segundo ela é a melhor forma de se locomover pela rua. “Está difícil morar aqui, principalmente por conta dessa rua. Sem condições, ainda mais depois das chuvas. Em dias normais nos carros não descem, nosso carro mesmo já quebrou várias vezes”, diz ela que mora no Itamaracá há três anos.

Rua Salomão Abdala
Crateras estão pela rua. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Para Lina a situação é complicada porque não tem a quem recorrer. “Já disseram que o asfalto ia sair, mas nada. Ficamos sem saber o que fazer, quem procurar, pagamos os impostos em dia, mas não vemos o retorno”, desabafa.

Vidraceiro, Valmir de Lima, 61, mora na rua Salomão Abdala há 15 anos e diz que nem em dias sem chuva consegue passar de carro pela rua. “Se estiver chovendo é enxurrada, não vale o risco. Muitos carros quebraram aqui ou ficaram presos. Cansei de tirar Uber desses buracos. É péssimo, mas há 15 anos dizem que vão melhorar. A gente fica desamparado”, destaca.

Acesso às Moreninhas

Em junho de 2021, as obras de acesso às Moreninhas foram lançadas, com parceria entre a prefeitura de Campo Grande, responsável pela realização do projeto e o Governo do Estado, que fará a execução das obras. O acesso será do até a Avenida Guaicurus, passando pela Avenida Salomão Abdala, chegando próximo ao Anel Rodoviário, na BR-163, onde três novas vias serão criadas, à direita. As novas ruas ligarão a região até a Avenida Altos da Serra, já nas Moreninhas.

De acordo com o Governo do Estado, o novo acesso às Moreninhas está dividido em duas etapas. A primeira, que contempla a pavimentação e recapeamento de algumas vias do bairro, a partir da avenida Guri Marques, está em fase de licitação. A rua Salomão Abdala está inclusa na segunda etapa que aguarda algumas desapropriações para ser licitada.

Já a prefeitura informa que a Rua Salomão Abdala está no traçado do novo acesso às Moreninhas, obra esta que será executada pelo Governo do Estado. A reitera que quando as condições climáticas permitirem será feita uma manutenção emergencial.