Ventos de 100 km/h: Inmet está com dois alertas de tempestades para todo o MS nesta quarta-feira

Alertas têm vigência até o final da manhã de quinta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para tempestades em todo Mato Grosso do Sul – um de perigo e um de perigo potencial -, nesta quarta-feira (2). Os alertas têm vigência até o final da manhã de quinta-feira (3) e podem ser prolongados, se assim for necessário.

O alerta laranja cobre parte da região Norte, toda a Oeste e parte do Centro-Oeste do Estado. Já o outro, de perigo potencial, pega a maior parte de MS. O aviso de perigo potencial (amarelo) preevem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos..

Já o de perigo (laranja) informa sobre chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e também queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Fevereiro abaixo da média

Desde o início do ano Mato Grosso do Sul vem registrando baixos níveis de chuvas, além de altas temperaturas. Consequentemente, o mês de fevereiro também não obteve chuvas esperadas. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, o Estado registrou 53,2% mm do esperado.

O monitoramento aponta que era esperado em média 168,4 mm, porém, os indicadores marcaram 81,9 mm no Estado. Já em Campo Grande, era esperado 171,5 mm, entretanto, a chuva alcançou 99,7 mm, sendo 57,2% mm do valor estimado.

Nos 15 primeiros dias de fevereiro, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou o relatório quinzenal, as chuvas ficaram abaixo da média histórica, com valores abaixo de 75% em grande parte dos municípios. A explicação seria pela atuação de massas de ar seco e quente (sistema de alta pressão). 

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga