Chuvas de fevereiro ficam abaixo do esperado e meteorologista alerta para forte estiagem em MS

Em Campo Grande, choveu apenas 57,2% do esperado para o mês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Segundo o Cemtec
Segundo o Cemtec

Desde o início do ano Mato Grosso do Sul vem registrando baixos níveis de chuvas, além de altas temperaturas. Consequentemente, o mês de fevereiro também não obteve chuvas esperadas. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, o Estado registrou 53,2% mm do esperado.

O monitoramento aponta que era esperado em média 168,4 mm, porém, os indicadores marcaram 81,9 mm no Estado. Já em Campo Grande, era esperado 171,5 mm, entretanto, a chuva alcançou 99,7 mm, sendo 57,2% mm do valor estimado.

“Desde outubro (de 202021) está abaixo da média e vai continuar abaixo nos próximos meses de março e abril, com as temperaturas seguindo elevadas. A previsão de forte estiagem no (mês de) outono em todo centro sul do Estado, chuva só (deve ocorrer) no norte e nordeste do Estado”, informou o meteorologista.

Abrão ainda alerta para a as atividades agrícolas como a safrinha de milho. “Que se preparem para perdas e queda na produtividade, incluindo hortaliças e frutas”.

Nos 15 primeiros dias de fevereiro, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou o relatório quinzenal, as chuvas ficaram abaixo da média histórica, com valores abaixo de 75% em grande parte dos municípios, principalmente nas regiões pantaneira, e porção centro-sul das regiões centro-norte e sudoeste do estado, com chuvas acumuladas que variam entre 0 – 60 mm.

A explicação seria pela atuação de massas de ar seco e quente (sistema de alta pressão). Por outro lado, nos municípios da região leste/nordeste tiveram chuvas acima da média climatológica, com valores que variaram entre 60 a 120 mm devido a atuação de zonas de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e frentes frias.

Conteúdos relacionados