A semana começou com alerta quadruplicado para Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (29), o Estado está sob aviso de vendaval, baixa umidade do ar e queda brusca de temperatura, ambos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em cor amarela, que indica perigo potencial, o alerta para a baixa umidade do ar segue até a noite de hoje, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, em municípios que fazem divisa com Mato Grosso, e Minas Gerais. São esperados índices de até 20%, o que é considerado prejudicial à saúde. Neste período, é indicado atenção com ingestão de água e evitar exposição direta ao sol.

Em cidades das regiões Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados, Conesul e Leste há aviso de vendaval e podem ocorrer rajadas de entre 40 a 60 km/h. Nestes locais, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Os dois últimos avisos emitidos pelo Inmet são de declínio de temperatura com mínimas abaixo de 5°C. Eles foram classificados na cor laranja, que significa perigo, e valem para todo o Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre as condições climatológicas podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao (193).