Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vem frio aí: Com mínima de 6°C, MS pode registrar dias mais frios do ano na próxima semana

Chuvas associadas à frente fria chegam no fim de semana em todo o Estado
Karina Campos -
(Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul deve registrar uma nova passagem de frente fria, que poderá derrubar as temperaturas para mínima de 6°C, podendo ter dias mais frios do ano, até então. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), já no , chuvas associadas à queda da temperatura serão registradas na maior parte dos municípios.

A mudança brusca na temperatura deve ocorrer em algumas cidades no sábado (14), mas com maior probabilidade no domingo (15), pois as chuvas devem ocorrer de forma generalizada no Estado. À medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16) a previsão indica queda das temperaturas na região sul/sudoeste.

Entretanto, é na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.

Recorde de frio do ano

Frio esperado na próxima semana
Passagem de frente fria vindo do sul do Brasil. (Reprodução: )

Na quinta-feira (19), os modelos numéricos de previsão de tempo indicam as menores temperaturas mínimas esperadas para o período, podendo ser as menores temperaturas do ano até agora. Além disso, há probabilidade (até o momento baixa probabilidade) para ocorrência do fenômeno de geada, principalmente na região sul do Estado.

“A atuação da massa de ar frio sobre MS deve resultar em temperaturas mínimas amenas por aproximadamente dez dias após a chegada da intensa frente fria. Em resumo, preparem os casacos e os agasalhos de frio para as próximas semanas em MS”, alerta o monitoramento.

Há uma semana, bateu recorde com a amanhã mais gelada do ano. Os termômetros marcaram mínima de 11°C às 6h de hoje, com declínio desde a madrugada, conforme o ClimaTempo.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a mudança brusca no tempo é aliada ao deslocamento de cavados, as chamadas áreas alongadas de baixa pressão e que favorecem nuvens e chuvas. Além disso, o transporte de calor e umidade pelo jato de baixos níveis, aliado à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o e a Argentina com deslocamento para a região sul do país, irão favorecer a formação de instabilidades no Estado.

Vale lembrar que as previsões de tempo devem ser acompanhadas e atualizadas devido à incerteza dos modelos numéricos de previsão de tempo para períodos maiores que 5 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira