O pagamento do vale-gás começará a ser realizado já na próxima terça-feira (18) para quem tem o número 1 como final do NIS (Número de Inscrição Social). O valor do benefício é de R$ 52,00. No total, 5,4 milhões de famílias no país serão beneficiadas, com a parcela do Auxílio Brasil. 

O calendário de pagamento segue até o dia 31 de janeiro. Não é necessário realizar inscrição para receber o benefício. Os critérios são os estabelecidos pelos programas sociais do Governo.

A partir deste ano será permitida a entrada gradativa de mais famílias, de modo que em  setembro de 2023 todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos pelo vale-gás. O benefício tem validade de cinco anos.

O pagamento do Auxílio Brasil e do vale-gás são liberados de acordo com número final do NIS. Confira as datas para o mês de janeiro:

Quem tem direito ao vale-gás?

Tem direito a receber o vale-gás apenas as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional. 

Além disso, também podem receber o vale-gás as famílias com pessoas que moram no mesmo domicílio e recebam benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC.