As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021 termina neste sábado (4). Os interessados devem fazer a inscrição no portal do Encceja clicando aqui.

As provas, apesar de estarem sendo aplicadas em 2022, correspondem à edição de 2021, que foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

O exame é voluntário e gratuito e será aplicado no dia 28 de agosto, com a finalidade de certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na padrão.

Sobre a aplicação

Serão quatro provas objetivas, sendo cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Além disso, também é preciso redigir uma redação de até 30 linhas no modelo de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do ().

O que é o Encceja?

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

Inep transferiu a certificação do Enem (Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.

Em 2017, o MEC (Ministério da Educação) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.