Três Lagoas pode ter falta de medicamentos por dificuldade na importação de matérias-primas, diz Saúde
Não há garantias de que as distribuidoras vencedoras das licitações conseguirão cumprir com as entregas
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de Três Lagoas seguir com estoque, a SMS (Secretaria Municipal Saúde) informou que pode haver falta de medicamentos na Rede Municipal de Saúde, devido ao fato do mercado dos medicamentos ainda enfrentar algumas dificuldades em relação à importação de matérias-primas.
A Secretaria Municipal Saúde alerta que antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos já estão em falta em vários municípios do país.
No município, segundo a SMS, os itens que geram mais preocupação para uma possível falta são: nimesulida comprimido, dexclorfeniramina xarope e dexametasona ampola. No entanto, Elaine Fúrio, secretária da pasta, diz que “em relação a analgésicos e antibióticos estamos relativamente tranquilos com estoque para um período considerável.”
Licitações
Outro ponto destacado pela pasta é que, apesar de o município ter realizado recentemente licitações para a aquisição de medicamentos, não há garantias de que as distribuidoras vencedoras conseguirão cumprir com as entregas.
“Isso se deve ao fato de que dependem dos laboratórios que produzem os itens contratados. Portanto, faltas podem vir a ocorrer em decorrência destas dificuldades com as distribuidoras e pedidos de desistência dos fornecedores”, explicou Fúrio.
Além disso, outras licitações fracassaram, ou seja, onde os participantes foram desabilitados e/ou desclassificados e outras desertaram, que é quando não há comparecimento de nenhum licitante para o certame. “Os itens desses processos, no entanto, já foram incluídos para aquisição em novas licitações que ainda serão realizadas”, informou a secretária.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Agrotóxico se espalha por MS e é encontrado até em frutas e água da chuva, mostra pesquisa
Pesquisa vê pulverizações como caso de etnocídio da população Guarani Kaiowá em MS
Idoso morre no hospital um mês após cair de degrau em fazenda em Corumbá
Na madrugada, o idoso passou mal e morreu no hospital
Prefeitura altera valores e gratificações podem chegar a 300% sobre salário
Decretos mudam gratificações de representação, encargos especiais, funções de confiança e jetons para os servidores públicos municipais
Pabllo Vittar se revolta com Renata Fan e aponta homofobia: ‘É crime’
Após publicação controversa de Renata Fan, Pabllo Vittar quebra o silêncio e surge revoltada nas redes sociais; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.