Três Lagoas disponibiliza vacinação contra a meningite C para crianças de até 10 anos e profissionais de saúde

Imunizantes estão disponíveis nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira
| 22/06/2022
- 12:40
Três Lagoas disponibiliza vacinação contra a meningite C para crianças de até 10 anos e profissionais de saúde
Vacina, ilustrativa (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

A Prefeitura de Três Lagoas está disponibilizando a vacina contra a meningite C (Meningocócica C) para crianças de até 10 anos, não vacinadas anteriormente, e profissionais de da cidade. A imunização ocorre através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e coordenação de Imunização.

De acordo com o comunicado emitido pela CGPNI (Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações) do , a adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial quando do retorno às aulas presenciais.

O comunicado ressalta, ainda, que a medida é necessária diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19, e a falta de atualização do Calendário de Vacinação.

Crianças até 10 anos

A CGPNI considera a necessidade de buscar as crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.

O imunizante meningocócico C (Conjugada) foi implantado na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas nesta campanha.

Profissionais da saúde

A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, é recomendada pela CGPNI, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. A vacina não é recomendada para gestantes e lactantes.

Onde se vacinar

Os imunizantes já estão disponíveis nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas Unidades de Saúde e das 8h às 18h nas USFs Saúde na hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Veja também

São previstas 14 decolagens e 11 pousos ao longo do dia

Últimas notícias