O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para temporal em 63 municípios de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (3). A mudança de tempo indica a passagem da frente fria pelo Estado, que deve despencar as temperaturas com mínima de 10°C.

Conforme o aviso, as chuvas podem atingir volume entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de intensos de 40-60 km/h. É baixo o risco de corte de elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades que podem registrar o temporal são: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, , Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, e Vicentina.

Frente fria

Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do de Mato Grosso do Sul), a frente fria deve entrar pelo sul e sudoeste do Estado, principalmente, durante a tarde e noite. Com relação à chuva, são esperados acumulados significativos de chuva que podem atingir valores acima de 40 milímetros em 24 horas.

As chuvas podem ser de intensidade moderada a localmente forte, com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço do cavado pré-frontal, um sistema meteorológico típico que antecede a frente fria e que deve trazer nuvens e chuvas, principalmente nas regiões centro-sul e leste do Estado.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura em Campo Grande fica entre 16ºC e 28ºC, com previsão de chuva e trovoadas isoladas. Na fronteira, em Ponta Porã, a mínima prevista é de 9ºC. E em Dourados, os termômetros devem marcar de 10°C a 27ºC.

Para Três Lagoas, a estimativa é de um dia com muitas nuvens e temperaturas variando de 16ºC a 36ºC. Já Corumbá deverá ter pancadas de chuvas isoladas. A mínima prevista é de 11°C e a máxima, de 32°C.