Em falta nas farmácias, testes de covid estão disponíveis em 72 postos de saúde de Campo Grande
Eles são distribuídos nas sete regiões urbanas e distritos do município, além do Centro de Testagem, na região central
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar da escassez nas farmácias, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, nesta sexta-feira (7), que os testes para detecção da Covid-19 seguem disponíveis em 72 unidades básicas e de saúde da família em Campo Grande. Eles são distribuídos nas sete regiões urbanas e distritos do município, além do Centro de Testagem, na região central. O atendimento é gratuito e não é necessário agendamento, no entanto, o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas.
Nas unidades de saúde, o teste é realizado de segunda a sexta-feira. Já o Centro de Testagem funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 17h. No local, é feito somente o teste de antígeno que fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR. Ambos estão disponíveis nas unidades de saúde.
Para facilitar o acesso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza uma plataforma na qual é possível buscar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui).
Antígeno
O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame, por meio do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até oito dias.
Após a coleta, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.
RT-PCR
O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 33 unidades de referência, podendo ser realizadas até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
“O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19 e, assim, evitar a disseminação.
Atualmente, o município oferta diariamente cerca de 2 mil testes por demanda espontânea em toda a rede. Nas últimas semanas, a procura por testes aumentou aproximadamente 150% se comparado com os meses anteriores.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Idosa de 96 anos atacada por enxame não consegue voltar para casa por causa de abelhas
Elena León Cafure recebeu alta hospitalar, no entanto, está sob cuidados, monitoramento e medicação
A Fazenda 16: Parcial expõe eliminação em Roça acirrada; saiba quem sai
Larissa Tomásia, Fernando Presto e Juninho Bill disputa em uma Roça acirrada e correm o risco de deixarem ‘A Fazenda 16’ ainda hoje; saiba quem sai
AGORA: homem é morto a facadas no Paulo Coelho Machado
O corpo está a o lado de um veículo que seria da vítima
Edição especial do Coletivo de Brechós promove doações de árvores frutíferas no Horto Florestal
Participantes do evento vão receber mudas de plantas frutíferas e Ipês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.