Tempestade com rajadas de ventos de 84 km/h causou estragos e deixou bairros sem luz em Campo Grande

Tempo fechou na cidade por volta de 17h30 e o vendaval anunciou a chegada do temporal, que, em média, teve acumulado de 22,5 mm

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
temporal falta de luz campo grande
Falta de luz na Afonso Pena (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Mesmo com o sol que fazia no começo da tarde desta quinta-feira (20), quem saiu para trabalhar sem um guarda-chuva ou deixou a roupa no varal foi surpreendido com a mudança de tempo e o tempestade que atingiu Campo Grande no fim do dia.

A meteorologia já previa as chuvas, que fizeram a sensação térmica cair 27ºC para 21ºC na Capital sul-mato-grossense, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O tempo fechou na cidade por volta de 17h30 e o vendaval anunciou a chegada da precipitação.

Conforme dados do meteorologista Natálio Abrahão, na região do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário foi registrado acumulado 46,2 mm e no Santa Luiza 14,2 mm.

Já na área do Jardim Panamá a chuva acumulou 19,4 mm e do Carandá Bosque 16,6 mm. Por fim, a média de chuvas foi em 22,5 mm. Conforme o Inmet, as rajadas de ventos atingiram 84,6 km/h.

centro sem energia
Centro da Capital sem energia. (Foto: Nathália Alcântara)

Estragos pelas cidades

Regiões do centro e bairros de Campo Grande ficaram sem energia elétrica após o temporal com raios e vendaval. Na avenida Afonso Penam entre a rua 13 de maio e a avenida Calógeras está sem energia elétrica.

Também na rua 14 de julho entre as ruas 15 de novembro e Barão do Rio Branco, onde até o relógio digital está desligado. No cruzamento o semáforo também está desligado, assim como na área do Jardim dos Estados, que teve uma queda de energia.

Também há falta de energia nos bairros Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, Santo Antônio Taveirópolis e Bom Retiro. Quedas de árvores também foram registradas em vários bairros.

Além disso, uma árvore rompeu um cabo de alta tensão, na região central, que atingiu um carro e ocasionou um princípio de incêndio. Uma placa solar se desprendeu se atingiu um veículo com duas amigas que voltavam no trabalho durante o temporal.

Temporal no interior

O temporal com forte ventania que atingiu Jardim deixou um rastro de destruição por toda a cidade na tarde desta quinta. Na região central duas árvores centenárias e de grande porte foram arrancadas pela raiz.

De acordo com o Capitão Alex Fernandes, do Corpo de Bombeiros, cerca de 20 árvores caíram no município, além de diversos galhos. Além disso, há registro de destelhamento de casas e comércios por toda a cidade durante o temporal.

Conforme a prefeita Clediane Areco Matzenbacher, a cidade já está mobilizada para apurar os estragos. “Levamos lonas para cobrir as casas de forma paliativa. Amanhã vamos fazer um levantamento”, disse. Ainda segundo ela, foram acionados o Exército, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além da Secretaria de Obras e Assistência Social.

GRANIZO guia lopes
Canteiro forrado por granizo. (Foto: Jardim MS News)

O município de Guia Lopes da Laguna foi atingido pelo temporal com chuva de granizo, que deixou um canteiro gramado da cidade todo branco de tanta pedra de gelo. Moradores se assustaram com a intensidade da chuva de granizo e dos ventos.

De acordo com a Energisa a interrupção do fornecimento de energia nos municípios de Jardim, Nioaque e Guia Lopes da Laguna foi provocado pelas fortes rajadas de vento do temporal. “A severidade do temporal ocasionou a queda de vários postes, rompimento de cabos e objetos foram lançados sobre a fiação”, diz em nota.

Alerta

Há um alerta de nível laranja, que indica grau de severidade perigoso, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), valido até a sexta-feira (21) para todo o Mato Grosso do Sul.

Com isso, há grande risco de prejuízos causados pela tempestade, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conteúdos relacionados

Empregos