em Campo Grande, é na manhã desta sexta-feira (14).

Conforme a secretaria, a estratégia está condicionada ao número de doses que serão encaminhadas à Capital. Portanto, ainda não está definido se haverá mutirão de imunização ou calendário definido por faixa-etária. Os locais de vacinação também ainda serão definidos.

“O calendário de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade será definido conforme o recebimento das doses a serem enviadas, não sendo possível informar com exatidão qual será o público que será atendido prioritariamente. A previsão do Governo do Estado é que a distribuição das doses comece somente na tarde desta sexta-feira. Assim, a vacinação só poderá iniciar no dia seguinte”, afirmou a Sesau, em nota.

Assim que chegarem, as doses vão para a câmara fria do município, já que não há tempo hábil para distribuição no mesmo dia, em pouco mais de 40 pontos de vacinação. No dia seguinte, com o cronograma de entrega completo, a vacinação inicia na cidade. O Jornal Midiamax acompanhará e informará as definições.

MS receberá 18,3 mil doses 

 receberá 18,3 mil doses para aplicar nas crianças de 5 a 11 anos, segundo afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Deste número, parte será destinada para população indígena e outras doses serão aplicadas em Campo Grande e nos demais municípios do Estado.

“Essa vacina possui uma forma de aplicação diferente, com normativas a serem cumpridas pela [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Elas não podem ficar mais do que 20 minutos fora dos recipientes onde estão armazenadas, então, tem este fluxo e outras situações que estamos discutindo”, afirmou o secretário ao Midiamax. 

Ao todo, conforme levantamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), MS possui cerca de 301.026 crianças nesta faixa etária.

Sem necessidade de receita médica

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do (Sistema Único de Saúde). 

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou a reportagem, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

Para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela e autorizado pela Anvisa.