Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sesau aguarda doses para definir estratégia de vacinação em crianças de Campo Grande

Doses devem chegar na sexta-feira (14) e vacinação começa no sábado (15)
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

A estratégia para vacinação em crianças entre 5 e 11 anos em , prevista para iniciar neste sábado (15), está sob avaliação da (Secretaria Municipal de Saúde). Segundo a pasta, é aguardado quantitativo de doses para definir qual o procedimento para a imunização do novo público-alvo. A previsão de chegada das doses, em Campo Grande, é na manhã desta sexta-feira (14).

Conforme a secretaria, a estratégia está condicionada ao número de doses que serão encaminhadas à Capital. Portanto, ainda não está definido se haverá mutirão de imunização ou calendário definido por faixa-etária. Os locais de vacinação também ainda serão definidos.

“O calendário de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade será definido conforme o recebimento das doses a serem enviadas, não sendo possível informar com exatidão qual será o público que será atendido prioritariamente. A previsão do Governo do Estado é que a distribuição das doses comece somente na tarde desta sexta-feira. Assim, a vacinação só poderá iniciar no dia seguinte”, afirmou a Sesau, em nota.

Assim que chegarem, as doses vão para a câmara fria do município, já que não há tempo hábil para distribuição no mesmo dia, em pouco mais de 40 pontos de vacinação. No dia seguinte, com o cronograma de entrega completo, a vacinação inicia na cidade. O Jornal Midiamax acompanhará e informará as definições.

MS receberá 18,3 mil doses 

Mato Grosso do Sul receberá 18,3 mil doses para aplicar nas crianças de 5 a 11 anos, segundo afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Deste número, parte será destinada para população indígena e outras doses serão aplicadas em Campo Grande e nos demais municípios do Estado.

“Essa vacina possui uma forma de aplicação diferente, com normativas a serem cumpridas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Elas não podem ficar mais do que 20 minutos fora dos recipientes onde estão armazenadas, então, tem este fluxo e outras situações que estamos discutindo”, afirmou o secretário ao Midiamax. 

Ao todo, conforme levantamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), MS possui cerca de 301.026 crianças nesta faixa etária.

Sem necessidade de receita médica

O Governo de autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou a reportagem, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

Para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela e autorizado pela Anvisa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados registra nova queda de temperatura e amanhece com 6ºC nesta quarta-feira

Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 15,8 milhões para entidades de Campo Grande

VÍDEO: leões-marinhos tentam se salvar após terremoto na Rússia

Dois são presos e 5 adolescentes apreendidos em operação contra estupro coletivo em MS

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

hospital regional

Riedel supervisiona obras em Ribas do Rio Pardo nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Republicano cita que os EUA e Índia fizeram poucos negócios porque as tarifas indianas são muito altas

TV & Novela

Não assista: Sinal da Record é invadido por transmissão perturbadora e conteúdo gera pavor na internet

Recomendação é que internautas não assistam ao vídeo da invasão do sinal, pois frequência sonora e imagens podem causar mal estar

Famosos

Carlinhos Maia se declara a Lucas Guimarães após divórcio: ‘Meu grande amor’

Em meio a rumores, Carlinhos Maia rasgou elogios a Lucas Guimarães logo após anunciar o fim do relacionamento de 15 anos; confira

Brasil

‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, diz Lula

Nova tarifa passa a valer na próxima sexta-feira (1º)