longo período de estagnaçãoapelando para que campo-grandenses se vacinassem

Ao Jornal Midiamax

diariamente os polos de testagens lotados.

18 mil doses para vacinação de crianças

18,3 mil doses da Pfizer.  

Jornal Midiamax

De acordo com Resende, a princípio, a maior parte será destinada aos indígenas. “Nós estamos lutando para receber um número maior de doses. Queremos aumentar este número. Além desta remessa do dia 13, este mês teremos mais lotes previstos para chegarem nos dias 20 e 27 de janeiro”, comentou. 

Ao todo, conforme levantamento da SES e estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), MS possui cerca de 301.026 crianças nesta faixa etária. “A nota técnica do Ministério da Saúde apontou 14.534 doses da vacina, porém, na hora da emissão da pauta de distribuição, ampliaram para 18,3 mil doses da ”, explicou o assessor técnico da SES, coronel Marcello Fraiha. 

Sem necessidade de receita médica

O Governo de autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou o Jornal Midiamax, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

Para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Assim, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa, sendo aplicada em doses de 0,3 mL.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC. A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do PNI/MS (Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.