SES participa de capacitação internacional para enfrentamento de epidemias e pandemias

Ao todo, capacitação contou com 20 pessoas de diversos países

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto:Arquivo)

Entre os dias 21 e 26 de agosto, servidores da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul participaram de curso internacional para capacitar países no enfrentamento de novas epidemias e pandemias. O encontro aconteceu no Panamá.

“Foram 10 horas de estudos intensos com ‘os crânios do mundo’, assistir uma aula da Anne-Mieke Vandamme foi inspirador, ou estar com o Túlio de Oliveira –  responsável por descobrir uma das variantes da Covid-19, a Ômicron, ou do Trevor Bedford foi incrível”, comentou a secretária-adjunta de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Crhistinne Maymone, uma das convidadas do encontro.

Ao todo, capacitação contou com 20 pessoas de diversos países. Para a secretária-adjunta, a experiência vai auxiliar a SES no preparo das equipes. “Agora, a partir deste curso, abre a intenção de criar um instrumento internacional de orientação sobre o que nós devemos fazer caso surja uma nova pandemia ou epidemia, por exemplo. O contato com a diretora científica do Pandemic Prevention Institute da Rockefeller Foundation, Dra. Ana Bento, propiciou network fundamental para novas perspectivas de cooperação internacional”, pontuou.

A 26ª edição do Curso de Evolução Viral e Epidemiologia Molecular (VEME) abordou sobre a importância do estudo da evolução dos vírus, importância de detectar mutações ou variantes, formas de transmissão e o nível de gravidade de um patógeno e da importância de testes, diagnósticos, vacinas e tratamentos.

Outro ponto abordado foi quanto a transdisciplinaridade – que busca a intercomunicação entre as disciplinas, tratando efetivamente de um tema comum, mas de forma transversal. E quanto a expertise ligada a ‘pensamentos complexos para resolver problemas complexos’ diante de uma pandemia ou epidemia.

Conteúdos relacionados