SES aguarda novas remessas da vacina para 3ª dose contra Covid em adolescentes de MS

Cada município deve organizar o calendário para aplicação da 3ª dose da vacina

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacina

Após a ampliação da dose reforço contra a Covid, a vacinação com a terceira dose deve acontecer de forma imediata em Mato Grosso do Sul. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Ministério da Saúde deve enviar remessas para imunização deste público.

“O Ministério da Saúde deve encaminhar novas remessas de imunizante para atender este público dentro da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19”, publicou em nota. No entanto, a SES informou que a vacinação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos “acontece de forma imediata para aqueles que tomaram a segunda dose com os imunizantes da Pfizer ou Coronavac”.

A Secretaria destacou que a organização da aplicação é de “responsabilidade de cada município”.

Vacinação em Campo Grande

Em Campo Grande, a vacinação da terceira dose contra a Covid para adolescentes começa nesta segunda-feira (30). O Ministério da Saúde recomendou a aplicação da dose de reforço para o grupo em nota publicada na última sexta-feira (27).

Ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que a aplicação das doses de reforço devem começar já na segunda-feira (30). A Secretaria explicou que a terceira dose será aberta para todos de 12 a 17 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses.

Vacina de reforço

O Ministério da Saúde ampliou a dose de reforço contra a Covid — que até então era recomendada para pessoas a partir de 18 anos. Agora, adolescentes entre 12 e 17 anos podem tomar a terceira dose da vacina.

Conforme a nota, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda aplicação da vacina. A terceira dose deve ser aplicada preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da que foi aplicada anteriormente.

O Ministério justificou que a ampliação da vacinação é devido ao aumento do número de casos do coronavírus no Brasil.

Gravidez e imunossuprimidos

Na falta da Pfizer, o Ministério afirma que a Coronavac pode ser aplicada como terceira dose para os adolescentes. Os dois produtos são autorizados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

A terceira dose também é indicada para adolescentes grávidas e puérperas — que tiveram filhos há poucas semanas. Já os imunossuprimidos desta faixa etária, poderão tomar apenas o reforço com dose da Pfizer.

Conteúdos relacionados