Agentes de segurança socioeducativos emitiram uma nota nesta segunda-feira (24), em que pedem o desmembramento do Sindsad (Sindicato dos Servidores Administrativos). Afirmam ainda que querem criar um sindicato próprio, após desentendimento com o patronal.

A relação entre ambos estremeceu depois do primeiro turno das eleições, quando a presidente que concorria à uma vaga na Câmara Federal obteve poucos votos. Áudio “desabafando” sobre a falta de apoio dos agentes circulam no WhatsApp.

Na nota, a categoria ainda acusa a presidente Lilian Fernandes de utilizado a categoria dos agentes como “massa de manobra, para buscar benefícios pessoais em prol do cargo de analista, ocupado pela referida Presidente”.

Diz ainda que apesar do cargo de agente “ter alcançado algumas melhorias, essas foram em proporção notadamente inferiores ao vultoso aumento que a carreira de analista recebeu durante toda a gestão da Presidente”.

Agentes dizem que distinção vem desde 2008

Os servidores se dizem insatisfeitos com o Sindsad, pois a “visível distinção” ocorre desde 2008. Ainda acusam a presidente de reverter bônus financeiro que seria para os agentes, aos analistas.

A nota diz que as “manobras” feitas por ela não são de conhecimento do Governo do Estado. “A mesma sempre usou os agentes, que representam a maioria, para obtenção de benefícios junto ao governo, como dito acima”.

Áudios vazados são de revolta com a categoria

No dia seguinte às eleições, Lilian teria sido questionada por servidores socioeducativos para que buscasse os candidatos ao Governo no segundo turno para pedir, caso eleitos, a equiparação salarial dos agentes com a carreira de analista.

Por áudio, ela respondeu dizendo que os agentes não votaram nela. “Eu quero incentivar todos os agentes a sair do sindicato e ir para a associação. É o que eu acho que eles merecem, que eles têm que ter. Não aliso mais agente de Unei, cansei. O que eu tinha que fazer pelos agentes eu já fiz, mas agora vocês podem construir sozinhos”, diz

Ainda nos áudios que circulam no WhatsApp, Lilian fala para a categoria procurar o Coronel David (PL), por exemplo. Ele foi reeleito com 31.480 votos ao cargo de Deputado Estadual.

Agentes querem deixar o sindicato

Em nota, a categoria dos agentes diz estar “consternada e muito triste” por ouvir isso de uma pessoa que se diz representante sindical. Destaca ainda que a maioria sempre contribuiu mensalmente com o sindicato para ser representada por ele e “não para ser coagida a votar em quem quer que seja”.

“A Presidente do Sindsad diz que não fará mais nada pela categoria, pois não votamos nela para Deputada Federal, que na verdade nunca nos representou de fato”.

Procurada pelo Jornal Midiamax, a presidente do Sindsad, Lilian afirma que está é a categoria pela qual ela mais lutou e que essa situação está tomando proporções muito grandes.