A Secretaria Municipal de Saúde de voltou a orientar o uso de máscaras em ambientes fechados, não ventilados e nas unidades de saúde, em virtude do aumento do número de casos de pessoas com sintomas gripais.

A orientação aconteceu já que o número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais está aumentando nos postos de saúde. Segundo a prefeitura, umas parte dos testes rápidos para -19 tem dando resultado positivo para a doença.

Conforme o boletim epidemiológico, no mês de abril houve registros de 15 casos. No mês de maio foram registros 128 casos positivos. Já neste início do mês de junho são 19 positivos. Nesta quinta-feira (2), este número chega a 50 casos ativos.

Além da recomendação do uso de máscaras, o secretário de Saúde de , Luiz Eduardo de Paula Gonçalves, reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19 e a influenza.

“Estamos preocupados com a adesão das pessoas com relação à vacinação, disponibilizadas em todas as ESFs. A influenza é uma síndrome respiratória que pode ser grave. Quando as pessoas procuram as unidades de saúde, os quadros de covid e gripe são muito semelhantes e, por isso, fica difícil fazer o diagnóstico. Além disso, as doenças podem levar à necessidade de internação e a morte”, afirmou o secretário de Saúde.

Desde o início da pandemia, Nova Andradina contabiliza 7.390 casos positivos, com 7.229 curados e 111 óbitos.

Vacinação

Para aumentar o índice de cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Nova Andradina promove uma ação de vacinação contra Covid-19 e a gripe influenza, no domingo (5), no CEM (Centro de Especialidades Médicas), das 8h às 16h.

Medidas mais restritivas como a obrigatoriedade do uso de máscaras, por meio de decretos municipais, só serão adotadas se houver uma recomendação do governo do Estado de MS ou em caso de piora nos índices de contágio e internação pela Covid.