Santa Casa registra mais de 90 casos de queimaduras e realiza campanha contra acidentes

Brasil registra cerca de 150 mil internações por ano de pacientes vítimas de queimaduras
| 12/06/2022
- 18:35
queimaduras
Imagem ilustrativa - (Foto: Arquivo)

O Santa Casa de Campo Grande registrou 92 internações no CTQ (Centro de Tratamento de Queimaduras) por de queimaduras com fogo/calor, eletricidade, gasosos, inflamável, líquidos e químicos. O número fez com que o hospital lançasse a campanha “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras”.

Vale lembrar que o mês de junho é dedicado ao alerta para os riscos de queimadura. No último dia 6 de junho ocorreu o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Dados da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) são realizadas cerca de 150 mil internações por ano de pacientes vítimas de queimaduras em todo o Brasil.

“As principais causas são as térmicas, da chama de fogo ou explosão, a elétrica, que é muito comum em quem está trabalhando na construção civil e também tem a química, que acontece ao ter contato com produtos na pele, nos olhos ou em partes do corpo”, disse o chefe do setor de Cirurgia Plástica da Santa Casa, Felipe Resende.

Nos casos de acidentes, o profissional destaca algumas medidas. “Se acontecer um acidente com queimadura a primeira orientação é se acalmar, depois usar água, tanto para apagar o fogo quanto na queimadura. Pode mergulhar na torneira ou usar uma toalha úmida. Aí você faz a ligação, seja para o 192 do SAMU ou 193 do Corpo de Bombeiros”, reforçou Resende.

Veja também

O Sampaio Corrêa segue invicto no Estádio Castelão, em São Luís (MA), pela Série B...

Últimas notícias