Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quatro chapas disputam comando do sindicato dos professores em Campo Grande

Professores das escolas públicas de Campo Grande, ativos e aposentados, escolhem nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ACP- Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública. E pela primeira vez, desde que a Associação Campo-grandense dos Professores foi criada há 70 anos, estas prometem ser as eleições mais … Continued
Diego Alves -

das escolas públicas de , ativos e aposentados, escolhem nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ACP- Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Pública. E pela primeira vez, desde que a Associação Campo-grandense dos Professores foi criada há 70 anos, estas prometem ser as eleições mais concorridas.

Historicamente as disputas mais acirradas foram em 1981 quando duas chapas e Raiz se enfrentaram e depois em 1987 quando foram inscritos três grupos. E este ano quatro chapas concorrem à direção do maior sindicato de base de Mato Grosso do Sul. O mandato terá início ainda este ano 2022 e segue até 2026. Do total de 4.481 mil filiados, estão aptos a votar 4.146.

De acordo com o sindicato, a ACP solicitou às secretarias municipal e estadual de educação a flexibilização do horário dos profissionais da educação no dia da votação para que filiados e filiadas possam participar das eleições que acontecem das 08h da manhã às 18 horas na sede do sindicato na rua Sete de Setembro, 693, Centro.

Chapas que concorrem à direção da ACP-MS

Chapa 1 – ACP Um Novo Tempo, Um Novo Olhar, composta pelos candidatos presidente: Zélia Aparecida dos Santos, atual vice-presidente e vice-presidente: Regerson Franklin dos Santos; Chapa 2 – ACP para Todas e Todos presidente: Gilvano Kunzler Bronzoni e vice-presidente: Josefa dos Santos Silva; Chapa 3 – ACP da Base, da Escuta e da Luta presidente: Francisco Givanildo dos Santos e vice-presidente: Lázara Lopes da Costa e Chapa 4 – Alternativa – Para a Mudança Você Tem Alternativa presidente: Joaquim Soares de Oliveira Neto e vice-presidente: Maria de Jesus Echeverria Nimer Gatto.

História

A Associação Campo-grandense de Professores (ACP) foi criada em 18 de maio de 1952, há 70 anos. Num período em que não havia concurso, em que os professores não tinham direito a efetivação e à aposentadoria. A ACP foi criada para que a categoria tivesse representatividade na sociedade campo-grandense, com a finalidade de promover e unir o magistério. A primeira eleição foi realizada em 18 de maio de 1952 com a presença de 75 professores, não houve disputa de chapa e o professor eleito foi Alinor de Lima Bastos. Desde a década de 1950, a luta por aumento salarial sempre esteve presente no cerne do sindicato. Na data de 08 de novembro de 1989 foi aprovado o estatuto do Sindicato dos Profissionais de Educação Pública de Campo Grande, transformando a associação em sindicato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

cavalo

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Últimas Notícias

Mundo

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

Homem foi encontrada em um porão três dias após fugir da prisão

Brasil

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio

Brasil

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Informações foram confirmadas pelo chanceler brasileiro à rede de TV Al Jazeera

Esportes

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Diogo Jota e seu irmão morreram após o carro perder o controle e pegar fogo no mesmo momento