Pular para o conteúdo
Cotidiano

Proibido ficar doente: funcionários do HU denunciam ameaças e assédio moral

Trabalhadores da saúde também reclamam de falta de reajuste; hospital rebate acusações
Priscilla Peres -

Profissionais da saúde do HUMAP ( Universitário Maria Aparecida Pedrossian) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) denunciam, em carta aberta, estarem sofrendo assédio moral por parte da Direção da (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), atual administradora do hospital. Os servidores estatutários afirmam que estão impedidos de apresentar qualquer tipo de atestado, sob pena de serem suspensos dos plantões extras.

Dois anos depois do início da pandemia de covid, a carta afirma que “cessaram-se as palmas e o reconhecimento” se referindo ao período em que os trabalhadores da saúde foram considerados “heróis” por trabalhar na linha de frente de combate à pandemia. Atualmente, eles alegam remuneração sem há seis anos e ameaças da diretoria do hospital.

A carta é assinada pela Comissão de servidores estatutários do HU/UFMS e explica que a diretoria impôs uma normativa arbitrária em que ameaça suspender dos plantões extras, aqueles que apresentarem qualquer tipo de atestado. Dessa forma, estão impedidos de adoecer, acompanhar familiares doentes, doar sangue, ir a velório de familiares, casar ou mesmo trabalhar nas eleições.

Eles alegam que os plantões extras, dos quais correm o risco de ser afastados, “são a única forma de ter um adicional à remuneração que está sem reajuste à 6 anos”. Diante da decisão da diretoria do hospital de fazer a normativa, os profissionais afirmam terem pressionado para que haja uma revisão do texto. Dessa forma, a previsão é que essas regras entrem em vigor dia 1 de setembro.

A normativa afeta profissionais da enfermagem, técnicos de laboratório, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e serviço social, que trabalham como efetivos estatutários na unidade.

Hospital se defende das acusações

Em nota, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) informa que a referida normativa, ainda não vigente, encontra-se em fase de análise jurídica. “Comunicamos que a mesma foi construída por orientação da auditoria interna (com orientações da CGU) e discutida com as gerências e equipes (inclusive da enfermagem)”.

“O Humap reforça seu compromisso em combater qualquer tipo de assédio em suas instalações e possui um canal específico para registrar reclamação, denúncia, pedido de informação e sugestão (Ouvidoria), conclui a nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF