O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e em alusão à data, a Prefeitura de Campo Grande vai distribuir 15 mil mudas como forma de conscientizar a sociedade acerca da importância em manter e ampliar as florestas preservadas.

A entrega acontecerá no sábado (17), a partir das 7h30, na Rua Arthur Jorge, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, tanto no sistema drive thru como também aos pedestres. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

No dia 21 de setembro, será realizado o plantio de 21 árvores da espécie paineira, no canteiro central da Avenida Duque de Caxias. O plantio começa às 9h em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO). Já no dia 25 de setembro, a partir das 9h, o plantio de árvores nativas será realizado no Parque Sóter, para promover maior concentração arbórea no local. O evento ocorre em parceria com o Rotary Club.

Por três anos consecutivos Campo Grande recebe o título de Tree City of the World, sendo reconhecida mundialmente pela arborização urbana.

Eventos

No dia 17 acontece a abertura oficial do XI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, que será realizado no Parque das Nações Indígenas. E, a partir do dia 19 a programação passa a ser realizada na sede da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A programação completa e mais informações sobre o XXIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – considerado o mais tradicional evento promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, com apoio da International Society of Arboriculture- ISA -, III Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana, XI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e o Congresso Brasileiro Mirim de Arborização Urbana podem ser conferidas no site.

A prefeita Adriane Lopes destaca os benefícios das árvores da estrutura urbana da Capital. “Somos reconhecidos como Cidade Árvore do Mundo, título conquistado devido às inúmeras ações de proteção e preservação das nossas florestas urbanas. Pois sabemos dos benefícios, que vão muito além do efeito paisagístico, já que as árvores proporcionam estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual, inclusive sendo importante fonte de alimento para a nossa fauna”.