A Prefeitura de Campo Grande ainda não tem previsão de quando a UPA VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário) 24 horas deve ficar pronta. A informação foi dita nesta manhã de segunda-feira (15) pela titular da Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), Ana Cristina Camargo de Castro.

“O processo está em licitação e ainda não temos previsão concreta. O que teremos em breve, dia 2 de setembro vamos inaugurar a nova sede da subsecretaria e comentaremos sobre as nossas medidas provisórias. Atualmente temos quatro clínicas credenciadas que estão realizando as 600 castrações de cães e gatos”, afirmou Ana Cristina.

Em 30 de março, o município lançou a pedra fundamental para construção da unidade que seria o terreno da obra. O anúncio era de que funcionaria 24h. Serão investidos R$ 3 milhões e o local também servirá como centro de acolhimento transitório para os animais. No dia do lançamento do terreno, donos de pets ganharam ração, pegaram uma senha para a microchipagem, vacinação e vermifugação. O complexo de bem-estar animal é requisitado há muito tempo por moradores da Capital.

A construção de uma UPA-VET já havia sido anunciada pela Prefeitura em março de 2018, mas de lá para cá não saiu do papel. Em 2019, o município até lançou a Diretoria do Bem-Estar Animal, um dos motivos da criação da pasta seria para resolver obstáculos que dificultavam a construção da unidade veterinária.

Tutores apelam para redes sociais

A UPA-VET será um local de atendimento de urgência e emergência para animais de pequeno porte, na capital sul-mato-grossense. Enquanto isso, com casos de bichanos atropelados, muitos donos usam as redes sociais para fazerem apelos e conseguirem atendimento a animais feridos.

Locais para possível atendimento em Campo Grande

Algumas universidades de oferecem o serviço de atendimento veterinário, com preços mais acessíveis. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a taxa de R$ 35 e faz o atendimento a partir das 7h até as 17h, fechando para almoço. Por ser muito concorrido, é importante chegar cedo. O Hospital Veterinário fica na avenida Senador Felinto Müller, nº 2443, e os telefones para contato são: (67) 3345-3610 ou (67) 3345-3611.

Outra opção é a (Universidade Católica Dom Bosco), onde o atendimento é feito no campus do curso de veterinária, localizado na avenida Tamandaré, nº 6000, com atendimento também em horário comercial, onde é cobrada taxa social. Informações podem ser obtidas pelo (67) 3312-3809.

Já na clínica da Agrárias os valores são mais em conta do que em clínicas particulares. O atendimento é por ordem de chegada, até as 16h, na avenida Alexandre Herculano, nº 1400, Veraneio. O telefone para mais informações é o (67) 3309-6524.