Polícia encontra jacaré ferido no crânio e prende cinco homens por caça ilegal em MS

Homens foram autuados em flagrante e multados em R$ 40 mil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Suspeita é que animal foi ferido em tentativa de abate. (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Cinco homens foram presos na tarde da última terça-feira (11), no município de Miranda, a 203 km de Campo Grande, por caça ilegal de jacarés e com minhoçocus ilegais. A ação foi realizada por Policiais Militares Ambientais, no âmbito da operação Padroeira do Brasil, na área do Parque Nacional do Rio Negro (Unidade de Conservação).

Os infratores estavam em duas embarcações com motor de popa no momento da abordagem dos policiais. Dois possuem 29 anos, dois têm 33 anos e o quinto, um pescador profissional, de 39 anos. 

Os homens caçavam jacarés utilizando cordas com laços. Os agentes encontraram um animal amarrado com ferimento no crânio após a tentativa de abate por parte dos infratores. A suspeita da PMA é que eles desistiram para abatê-lo depois com os outros jacarés em local mais reservado para terem a possibilidade de soltá-los para fugir da fiscalização e da situação de flagrante.

Uma médica-veterinária e um biólogo estavam entre os polícias ambientais e avaliaram que o animal estava em condições para ser solto na natureza.  Nas embarcações também foram encontrados 12 minhocoçus-mineiro (animais silvestres), que estavam mortos, para os quais os caçadores não possuíam a licença para utilização.

Os agentes apreenderam dois barcos e dois motores de popa utilizados na caça predatória. Os infratores receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Miranda. Eles foram autuados em flagrante por crime ambiental de caça ilegal, com pena prevista de seis meses a um ano de prisão. 

Os homens receberam multa total de R$ 40 mil pelo jacaré capturado e pelas minhocas ilegais.

Conteúdos relacionados