Uma corda amarrada em volta de uma capivara, lesionou o corpo do animal e preocupa moradores do bairro Aero Rancho, em . Desde dezembro, a PMA (Polícia Militar Ambiental) tenta fazer o do animal para tratamento.

As imagens da capivara chegaram ao Jornal Midiamax através do WhatsApp. Morador do Conjunto Aero Rancho, Capitão do Lenirdo Pedroso de Almeida, de 58 anos, afirmou que há tempos que o animal está com a corda.

Ele diz que na região há muitas capivaras nas margens do Córrego Anhanduizinho. “Observamos que uma delas está com um cordelete (corda fina) presa no corpo, isso já a vários dias”, comentou.
Segundo Pedroso, a corda está causando muito sofrimento ao animal. “Precisamos de intervenção dos órgãos para fazer a captura da capivara, retirar a corda e tratá-lo”. Ele acredita que a corda tenha sido colocada por alguém que tentou amarrar o animal silvestre.

O coronel da PMA, Edmilson Queiroz informou ao Jornal Midiamax que desde dezembro tenta fazer a captura do animal. “Ela fica junto com um grupo muito grande, causando tumulto. Estivemos na última sexta-feira com equipe do Cras, porque será necessário fazer um cerco”.

Ainda segundo Queiroz, será necessário o uso de dardos. “Se aplicar o dardo, ela fugir e cair na água, corre o risco de não a encontrarmos e ela morrer afogada. Situação delicada”.

O coronel informou ainda que a capivara está bem nutrida e se alimenta bem. “Os veterinários disseram que é necessário a captura dela para tratamento, tirar a corda. Estamos fazendo a para capturá-la essa semana”.

A PMA está colhendo informações dos horários que ela sai para poder fazer a captura. “Vai ter que montar estratégia de cerco para não tumultuar, o trânsito fica arriscado também, mas essa captura será feita”, informou o coronel.