Pular para o conteúdo
Cotidiano

Plantando ‘sementinha’, professora envolve comunidade e ensina sobre pipa e perigos; veja o vídeo

Projeto envolveu toda a comunidade escolar e conscientizou sobre os perigos do cerol, linha chilena ou qualquer outro material cortante ao fabricar este objeto
Graziela Rezende -
Escola envolveu toda a comunidade em projeto sobre pipas. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax

As mesas foram colocadas no pátio e estavam cheias de papel de seda, palitos e cola, nesta sexta-feira (1º), na Escola Municipal Oliva Enciso, bairro Tiradentes, em Campo Grande. Em pé e muito animados, estavam os alunos, professores e alguns pais, envolvendo toda a comunidade em um sobre pipas e conscientização dos perigos do cerol, linha chilena ou qualquer outro material cortante ao fabricar este objeto.

Durante a manhã, cerca de 300 alunos fizeram as pipas, após aprenderem, em todas as disciplinas, um pouco sobre o brinquedo. A disciplina de português, por exemplo, realizou a produção textual com este tema. No caso da matemática, estudantes do 2º ao 5º ano aprenderam a calcular os ângulos da pipa. Na história, a origem da Pipa, na China, além de outras aprendizagens.

Escola no bairro Tiradentes está toda decorada com pipas. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax

“É um projeto excelente e que envolve a família na escola, algo difícil nos dias de hoje. Foi muito bacana e entre 40 a 50 pais estiveram aqui hoje. Falamos primeiro da lei ordinária estadual nº 3.436, de 2007, que proíbe o uso de cerol e depois mostramos reportagens sobre os perigos do uso”, argumentou o diretor Vilmar Benites Balbuena, de 49 anos.  

Professora fala que Capital já teve 3 casos graves este ano

A professora Carmem Lúcia Dias de Andrade disse que esta é a 5ª edição do projeto ‘Divertir sem ferir’, sendo que, há 3 anos, não era colocado em prática na escola. “Este ano senti necessidade de retomar. No primeiro trimestre/2022, tivemos 3 casos graves de acidentes ocasionados pela linha do cerol e aqui na região, Lagoa Itatiaia principalmente, temos finais de semana onde os pipeiros e a grande maioria está usando cerol ou linha chilena”, lamentou.

A intenção, ainda conforme a professora, também é chamar a atenção das autoridades locais para o problema. “Precisamos dar um basta aos acidentes, muitas vezes fatais, então estamos, desde maio, trabalhando textos, criação literária, estudo da origem da pipa, nome dela em outros estados e perigos do cerol, entre outros assuntos”, explicou Carmem ao Jornal Midiamax.

Várias disciplinas trabalharam o assunto, diz professora. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax

Conforme a professora, o conhecimento adquirido pelos alunos são como “sementes jogadas e que devem frutificar”. “Um projeto deste não se faz sozinho. Tive apoio da direção, coordenação, alunos e professores”, finalizou.

Não devemos usar linha chilena e nem cerol, diz estudante

O Pedro Canuto Correa, de 9 anos, participou do projeto e fala que “aprendeu que não devemos usar a linha chilena e nem o cerol, para não se machucar”. Com a pipa feita por ele nas mãos, diz que se orgulha a usar apenas o material correto.

O irmão mais velho dele, Artur Canuto Correa, de 11 anos, disse que gosta muito de brincar de pipa e agora sabe o quanto este material ilícito é perigoso. “Pode machucar”, fala.

Nesta sexta (1º) a escola está toda decorada, com pipas no teto, pintadas em quadros, nas paredes e também em posse dos alunos, porém, a mostra final do projeto será no próximo dia 8 de julho, com a revoada na frente da escola. Na ocasião, ainda conforme o diretor, PM (Polícia Militar) e (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estarão presentes, a partir das 8h.  

Confira alguns momentos da comunidade nesta sexta-feira (1°):

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem