Pular para o conteúdo
Cotidiano

Peixe descoberto em MS tem reprodução inédita no Aquário do Pantanal

Filhotes de outras sete espécies nasceram no Bioparque e ajudam a fortalecer o povoamento do espaço que recebe visitas diárias
Karina Campos -
Peixe Aquário
Espécie Tetra de cauda vermelha será estudada. (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Uma reprodução inédita foi registrada no Bioparque do Pantanal, também conhecido como Aquário do Pantanal, com a espécie Tetra de cauda vermelha, peixe que foi descoberto há pouco mais de dois anos em uma fluente do Rio Correntes, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme divulgado pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (9).

O nome científico é Astyanax sp. O biólogo e curador do Bioparque, Heriberto Gimênes Junior, explicou que essa espécie de lambari tem um potencial ornamental e foi a primeira a ser reproduzida no complexo, no tanque Veredas, o primeiro a ser habitado por peixes desde a inauguração do espaço, em março deste ano.

biólogo do Aquário, Heriberto Gimênes Junior
Biólogo Heriberto Gimênes Junior. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O profissional informou que um dos fatores que levou à reprodução foi o estresse provocado pelo transporte até o local. “Quando as matrizes estão prontas para reprodução, principalmente esse gênero de lambari, algum estresse pode provocar a reprodução. Então provavelmente essa transferência provocou esse estresse neles e quando chegaram aqui desovaram”, explicou o curador que ainda citou outros fatores que também podem ter contribuído para o nascimento de filhotes, como a mudança de temperatura e parâmetros da água.

Cerca de 150 filhotes nasceram da reprodução, o nascimento irá auxiliar novos estudos, principalmente, pela espécie ser nova. Entre as principais características da espécie estão o tamanho, que pode variar entre 5 a 13 centímetros e a cor do corpo que pode variar do prateado ao verde oliváceo. Já as nadadeiras podem ser da cor laranja ou vermelha.

“Macho e fêmea liberaram os gametas e os ovos aderem em folhas ou paredes do tanque, dependendo da temperatura, demoram de um a dois dias para eclodir. Ela veio de um lugar restrito, um rio que sofre muito impacto com relação à cana, à e ao gado. A tendência é que esse rio sofra muito com o desmatamento e provavelmente quando o rio é prejudicado, as espécies que ali estão, também são prejudicadas, pois perdem a proteção e a mata ciliar”, explicou.

O biólogo destacou que a principal função de um aquário é a preservação, sendo assim a reprodução acontecer dentro dele é um ganho importante para a ciência. “Será possível entender como eles reproduzem, quantos filhotes nascem, qual o ciclo, quanto tempo demora para eclodir o ovo, quanto tempo demora para o filhote chegar na fase adulta. Isso pode vir a se tornar uma política de conservação para preservação da espécie”, concluiu.

Filhotes de outras sete espécies também nasceram no Bioparque e ajudam a fortalecer o povoamento do espaço que recebe visitas diárias, onde 220 espécies pantaneiras e de outras regiões do planeta estão em exposição. É o caso do Ciclídio africano, no tanque que representa o continente africano; Raibowfih, tanque Lagoa australiana; Joaninha, tanque Terras alagadas; Lambari, tanque Baía (parte externa); Ciclídio anão, tanque Planície de inundação seca; Severo, tanque América – submersa e Acará bandido, no tanque América (Amazônia submersa).

Visitação ao Aquário do Pantanal

A ção do público em geral começou no dia 3 de maio, onde os moradores e turistas que conseguiram agendar terão cerca de 1h30 para conhecer uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso do Sul, peixes de diferentes espécies e as belezas da fauna e flora pantaneira.

Gratuitamente, os sul-mato-grossenses podem visitar o Aquário até o dia 31 de dezembro, por meio de agendamento online. As visitas para o mês de junho poderão ser agendadas na segunda quinzena de maio, quando o site abre para novos cadastros. O agendamento é feito pelo site.

A segunda-feira será o dia em que alunos das escolas estaduais poderão conhecer o local. Já nas terças e quintas serão os dias de visita do público geral. Na quarta-feira, as escolas municipais pela manhã e particulares à tarde e, na sexta, grupos de associações, fundações, instituições e visitas técnicas de universidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Condomínio residencial CH07 no Aero Rancho

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Motorista, envolvido com tráfico de drogas, ficou nervoso ao ver viatura da polícia no Tiradentes

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27