Pular para o conteúdo
Cotidiano

Peixe descoberto em MS tem reprodução inédita no Aquário do Pantanal

Filhotes de outras sete espécies nasceram no Bioparque e ajudam a fortalecer o povoamento do espaço que recebe visitas diárias
Karina Campos -
Peixe Aquário
Espécie Tetra de cauda vermelha será estudada. (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Uma reprodução inédita foi registrada no Bioparque do , também conhecido como Aquário do Pantanal, com a espécie Tetra de cauda vermelha, peixe que foi descoberto há pouco mais de dois anos em uma fluente do Rio Correntes, entre Mato Grosso e , conforme divulgado pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (9).

O nome científico é Astyanax sp. O biólogo e curador do Bioparque, Heriberto Gimênes Junior, explicou que essa espécie de lambari tem um potencial ornamental e foi a primeira a ser reproduzida no complexo, no tanque Veredas, o primeiro a ser habitado por peixes desde a inauguração do espaço, em março deste ano.

biólogo do Aquário, Heriberto Gimênes Junior
Biólogo Heriberto Gimênes Junior. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O profissional informou que um dos fatores que levou à reprodução foi o estresse provocado pelo transporte até o local. “Quando as matrizes estão prontas para reprodução, principalmente esse gênero de lambari, algum estresse pode provocar a reprodução. Então provavelmente essa transferência provocou esse estresse neles e quando chegaram aqui desovaram”, explicou o curador que ainda citou outros fatores que também podem ter contribuído para o nascimento de filhotes, como a mudança de temperatura e parâmetros da água.

Cerca de 150 filhotes nasceram da reprodução, o nascimento irá auxiliar novos estudos, principalmente, pela espécie ser nova. Entre as principais características da espécie estão o tamanho, que pode variar entre 5 a 13 centímetros e a cor do corpo que pode variar do prateado ao verde oliváceo. Já as nadadeiras podem ser da cor laranja ou vermelha.

“Macho e fêmea liberaram os gametas e os ovos aderem em folhas ou paredes do tanque, dependendo da temperatura, demoram de um a dois dias para eclodir. Ela veio de um lugar restrito, um rio que sofre muito impacto com relação à cana, à e ao gado. A tendência é que esse rio sofra muito com o desmatamento e provavelmente quando o rio é prejudicado, as espécies que ali estão, também são prejudicadas, pois perdem a proteção e a mata ciliar”, explicou.

O biólogo destacou que a principal função de um aquário é a preservação, sendo assim a reprodução acontecer dentro dele é um ganho importante para a ciência. “Será possível entender como eles reproduzem, quantos filhotes nascem, qual o ciclo, quanto tempo demora para eclodir o ovo, quanto tempo demora para o filhote chegar na fase adulta. Isso pode vir a se tornar uma política de conservação para preservação da espécie”, concluiu.

Filhotes de outras sete espécies também nasceram no Bioparque e ajudam a fortalecer o povoamento do espaço que recebe visitas diárias, onde 220 espécies pantaneiras e de outras regiões do planeta estão em exposição. É o caso do Ciclídio africano, no tanque que representa o continente africano; Raibowfih, tanque Lagoa australiana; Joaninha, tanque Terras alagadas; Lambari, tanque Baía (parte externa); Ciclídio anão, tanque Planície de inundação seca; Severo, tanque América – Amazônia submersa e Acará bandido, no tanque América (Amazônia submersa).

Visitação ao Aquário do Pantanal

A visitação do público em geral começou no dia 3 de maio, onde os moradores e turistas que conseguiram agendar terão cerca de 1h30 para conhecer uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso do Sul, peixes de diferentes espécies e as belezas da fauna e flora pantaneira.

Gratuitamente, os sul-mato-grossenses podem visitar o Aquário até o dia 31 de dezembro, por meio de agendamento online. As visitas para o mês de junho poderão ser agendadas na segunda quinzena de maio, quando o site abre para novos cadastros. O agendamento é feito pelo site.

A segunda-feira será o dia em que alunos das escolas estaduais poderão conhecer o local. Já nas terças e quintas serão os dias de visita do público geral. Na quarta-feira, as escolas municipais pela manhã e particulares à tarde e, na sexta, grupos de associações, fundações, instituições e visitas técnicas de universidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trama golpista: STF vai julgar denúncia contra militares que serviram o Exército em MS

Manutenção em placa de contenção do Córrego Prosa trava Avenida Ernesto Geisel

Investigadora da PC envolvida com grupo de execução é condenada à prisão em Campo Grande

‘Vamos em frente que atrás tem gente’: motorista mais idoso de MS renovou CNH aos 101 anos

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Agente de Saúde

Processo seletivo com 20 vagas para Agente Comunitário de Saúde encerra nesta terça-feira

Últimas Notícias

Famosos

Após três meses, Raissa Barbosa anuncia fim do namoro com Paulo Cästagnoli

Raissa Barbosa fez um longo desabafo para relatar o fim do relacionamento com Paulo Cästagnoli, com quem estava desde fevereiro

Transparência

Adriane autoriza aumento de gastos em R$8,7 milhões além do orçamento

Montante será destinado a diversas pastas da administração municipal.

Cotidiano

‘Tem 15 buracos por m²’, diz morador sobre rua esburacada na Avenida Rodoviária

Prefeita informou que trecho está no cronograma de obra desta terça-feira

Polícia

Vingança: Dono de comércio é preso por invadir hotel e esfaquear hóspede em Campo Grande

Comparsa disse que só queria ‘passar um susto’, mas caso saiu do controle