O “calorão” que atinge Campo Grande deve registrar uma pausa a partir de quarta-feira (26). O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou que uma nova frente fria acompanhada com chuvas deve derrubar as temperaturas em nos próximos dias.

De acordo com o levantamento, ainda nesta terça-feira (25), os termômetros registram altas temperaturas de até 39°C no interior do Estado, como Porto Murtinho, Corumbá, Paranaíba, Dourados e Sete Quedas. Isso acontece devido a um sistema de alta pressão em médios níveis que passa pelo MS.

A previsão é que o clima comece a mudar com a chegada da frente fria, que promete despencar a temperatura em até 5°C, deixando o tempo ameno até o fim de semana. “A previsão é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço do cavado frontal, aliado a passagem de perturbações atmosféricas, aquecimento diurno e disponibilidade de umidade”, informa o Cemtec.

[Colocar ALT]
(Foto: Reprodução/Cemtec)

Na Capital, a mínima será de 22°C e máxima de até 28°C, diferente dos últimos dias que chegou atingir 37°C.  “Destaque para as regiões Sudoeste, Pantaneira e Centro-Norte do Estado, onde pode ocorrer acumulados de chuvas significativos, acima de 40 milímetros em 24h.”

Ainda conforme o monitoramento, a variação na temperatura vem do fenômeno La Niña que ocorre no outro lado do Continente, na Costa do Oceano Pacífico. “Os efeitos do La Niña no Brasil são chuva acima do normal no e abaixo da média no Sul. Além disso, favorece as altas temperaturas em Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul do país”, disse a meteorologista do Cemtec/MS, Valesca Fernandes.