Pular para o conteúdo
Cotidiano

Parceria entre defensorias vai regularizar guarda de crianças e adolescentes imigrantes em MS

O projeto é direcionado às crianças cujos genitores já retornaram ao país de origem ou migraram para outra nação em busca de emprego
Mariane Chianezi -
Foto: ilustrativa

A de MS, por meio do Núcleo da Família e Sucessões (Nufam), Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e a Defensoria Pública da União (DPU), firmaram parceria para tratar sobre a regulamentação jurídica de crianças e adolescentes imigrantes, referente à concessão de guarda ou tutela aos responsáveis. O projeto é direcionado às filhas e aos filhos cujos genitores já retornaram ao país de origem ou migraram para outra nação em busca de emprego.

O trabalho em conjunto, inicia com a DPU, que providencia a regularização da situação migratória e, na sequência, encaminha os casos para o Nufam e Nudeca para a regulamentação da guarda e demais serviços jurídicos da Defensoria Pública Estadual.

Conforme o projeto, muitas crianças e adolescentes que chegam ao Brasil com seus familiares são obrigados a se deslocar de seu país de origem à procura de melhores condições de vida por conta de necessidades econômicas, guerras, desastres naturais e outras situações sociais graves.

De acordo com o coordenador do Nufam, defensor público Daniel Provenzano, o objetivo desse trabalho decorre do fato de que muitas dessas crianças e adolescentes imigrantes são separadas, desacompanhadas, estão sem documentos e precisam de uma providência jurídica.

“A guarda das crianças e dos adolescente que estão aqui no Brasil é repassada para uma tia ou outro familiar que possa receber essa criança ou adolescente. Um dos casos em que estamos trabalhando, a avó materna está com a criança aqui no Brasil e os pais da criança foram para a em busca de oportunidade. Todos conseguiram um trabalho e as crianças já estão matriculadas e sob guarda de pessoa da família”, explica o coordenador do Nufam.

A coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, destaca, ainda, que o trabalho, em rede, garante o acesso de famílias aos serviços do judiciário.

“O Nudeca recebe encaminhamento dos demais integrantes da rede de garantias de direitos, como escolas, Conselhos Tutelares e também a procura direta dessas famílias que pretendem a regularização da guarda das crianças. Assim, em parceria com o Nufam e a DPU, atuamos para auxiliar e facilitar o acesso dessas famílias aos órgãos competentes, agilizando a obtenção dos documentos necessários, garantindo o acesso dessas crianças e adolescentes aos seus direitos”, frisa a coordenadora.

O assessor do Núcleo da Família e Sucessões, Maycoln Campidelli Oliveira, que também integra o projeto, destaca os benefícios da regularização. “O primeiro é o da educação, o direito de poder se matricular em uma unidade de ensino. Outro é a saúde, quando essa criança não está sob a guarda de um responsável, a unidade pode cobrar o documento. É válido ressaltar que, com a guarda, o familiar será responsável pelos atos”, pontua o assessor.

Se você conhece algum imigrante que necessita da regularização, procure o Nufam, na Rua Arthur Jorge, 779, ou o Nudeca, na Avenida Afonso Pena, 3850.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas