A Orquestra UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) se apresentará gratuitamente na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, em Dourados, cidade a 229 quilômetros de Campo Grande, no próximo dia 03 de dezembro. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

De acordo com a orquestra, a iniciativa é para aproximar a prática musical com as ações formativas realizadas nas oficinas de música, oferecidas pela Coordenadoria de Cultura (COC/UFGD). Por ser um concerto didático, haverá momentos de conversa com o público, apresentação da orquestra e dos instrumentos musicais. O repertório preparado é de clássicos da música popular brasileira e contará com compositores como Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Alceu Valença, Milton Nascimento, dentre outros. Também já receberam as apresentações as escolas Loide Bonfim Andrade e Vilmar Vieira de Matos.

Atualmente, a orquestra é composta por 40 musicistas e tem como característica ser uma orquestra comunitária. Assim, o grupo possui músicos em diversos momentos de aprendizagem musical (iniciante ao profissional) e é aberto para toda a comunidade.