Foram iniciadas nesta semana as obras de no Bairro Centenário, frente de serviço que prevê a execução de quase 5 km de pavimentação, abrangendo o quadrilátero formado pelas ruas Barra da Corda, Santa Quitéria, Lagoa da Prata e Renegeração.

O serviço começou pelo trecho mais extenso da drenagem prevista, 1.260 metros, na Rua Barra da Corda. A tubulação começa às margens do Rio Anhanduí, atravessa a Lagoa da Prata e termina na Rua Regeneração. Vai captar e escoar a enxurrada, inclusive das vias transversais até desaguar no rio onde será construído um dissipador de para reduzir a velocidade da água.

O projeto prevê a execução de 4,9 km de asfalto, sendo 4,3 km de pavimento tradicional com uso de CBUQ (Concreto Betuminoso a Quente) e 693 metros com lajota intertravada em trechos de 4 travessas: Fonte Nova, Mineirão, Morenão, Pinheirão.

Receberão asfalto as ruas Itabarito, Xanxere, Baliza, Caxiuana, Limão, Barra da Corda, José da Silva, Regeneração, Seis de Outubro, Granada, Ribeirão das Neves, Morro do Chapéu e Moçambique. Essas últimas duas ruas têm trechos já asfaltados que serão recapeados.

Para esta região, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, está sendo contratado o projeto executivo do prolongamento da Avenida Thyrson de Almeida, que margeia o Rio Anhanduí, e será estendida até a Avenida Guaicurus. “Com o projeto pronto, vamos buscar a garantia de recursos para o prolongamento das duas avenidas junto ao Orçamento da União de 2023”, informa.

Outras frentes de obras

No Tarumã, região próxima ao Residencial Laranjeira, enquanto aguarda a expansão da rede de esgoto, a empreiteira iniciou a limpeza das ruas, estaqueamento e começou a descarregar o material da drenagem. Estão programados 678 metros de asfalto nas ruas Franca, Portobelo, Maria Izabel e Rua Aral, onde será feito um pavimento de lajota intertravado.

Na as obras de pavimentação estão avançadas. Já foram feitos 1.719 metros de drenagem, 2.136 metros de asfalto dos 4 mil metros quadrados previstos. No Nova , estão concluídos 8,3 km de asfalto e 5,5 km de recapeamento.