Pular para o conteúdo
Cotidiano

Núcleo operacional da GCM no Indubrasil irá atender toda a região do Imbirussu

Base foi inaugurada nesta sexta-feira
Ranziel Oliveira -
Base da GCM no Indubrasil (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

A PMCG (Prefeitura Municipal de ) inaugurou o núcleo operacional da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no Indubrasil, que fica afastado 15 quilômetros do Centro da Capital.

O núcleo irá atender toda a Região do Imbirussu, que conta com cerca de 99 mil habitantes. Diretamente irá atender os bairros Jardim Inápolis, Novo Indubrasil, Sarandy, Morada Imperial, Tuiuiú, Entroncamento I E II e nos bairros adjacentes Vila Romana, Vila Bordon, Santa Mônica, Jardim Carioca, Nova Campo Grande e que contam com cerca de 7 mil moradores. Também beneficiará a população do Polo Industrial e das Comunidades Indígenas situadas na região.

A Região Imbirussu e seu entorno possui 57 prédios próprios públicos, sendo 28 unidades escolares, 15 unidades de saúde e 14 unidades (CRAS, CCZ, Reserva ecológica, Museu e Parques), abrangendo ainda a EMEI e UBS Indubrasil; Estadual Professor Ulisses Serra, Frederico Soares e Fauzi Scaff, Praça e EMEI Carioca.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social do município adota a política de descentralização das unidades operacionais nas 7 regiões de Campo Grande, priorizando os bairros mais afastados, primando pela eficiência e economicidade em recursos humanos e logísticos da Guarda Civil Metropolitana.

As ações adotadas levaram Campo Grande a ser eleita, entre as cidades de grande porte, com mais de 500 mil moradores, como a mais segura do Brasil, seguida por São Bernardo do Campo e .

O Ranking Connected Smart Cities, elaborado com base em dados de 677 cidades, leva em consideração o número de homicídios, morte no trânsito, despesa com segurança, agentes por habitantes, monitoramento de riscos e centro de controle e operações.

Redução na criminalidade

Liderança do Jardim Inápolis, bairro que compõe o Núcleo Industrial, Mauro Correa de Carvalho diz que a instalação da base é importantíssima e veio transformar a região. “Estávamos sofrendo com muitos furtos, e desde a instalação da base, já conseguimos ver redução na criminalidade. A Guarda Civil Metropolitana está sempre nos pontos mais críticos da nossa região levando mais segurança. Era isso que precisávamos”, afirma.

A prefeita Adriane Lopes lembra que a base faz parte do plano estratégico da Prefeitura de Campo Grande e é mais uma reivindicação antiga da população sendo atendida. “Essa base vai atender diretamente mais de 7 mil pessoas dos bairros próximos, trazendo segurança e tranquilidade para todos, porque este é o nosso compromisso, ouvir as pessoas e atender as necessidades dos cidadãos”, diz.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, explica que a Região do Imbirussu tem uma gerência que fica a cerca de 8 km, então esse núcleo operacional vem fortalecer a segurança. “Atende reivindicação dos moradores com um posto permanente, atendendo 24 horas, com 2 viaturas 4 rodas e efetivo de 10 guardas, promovendo rondas preventivas, blitz educativas e atendimento presencial da população que reside na região”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Últimas Notícias

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão