O bairro Indubrasil inaugurou na manhã nesta sexta-feira (8) a nova base e núcleo operacional da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que está funcionando há uma semana. O prédio estava desativado há cerca de 12 anos, sendo motivo de apelo dos moradores contra a criminalidade que assolava a região.

O representante da comunidade, Mauro Correio de Carvalho, informou que os moradores estavam sofrendo com constantes furtos de fiação elétrica, arrombamento de casas e comércios. “A base é muito importante, em uma semana já houve redução da criminalidade. Do lado tem um campo de futebol/praça, estava cheio de usuários de drogas. As famílias não podiam passear e as crianças jogar bola, temos um projeto de futebol. Agora, podemos usufruir com tranquilidade”, disse.

Os moradores têm um grupo nas redes sociais, onde reclamavam do medo pela falta de segurança. A base de segurança municipal é inédita, pois, mesmo com o prédio pertencendo à Prefeitura de , servia como base da de Mato Grosso do Sul, entretanto, desativada por anos.

Serão duas viaturas e efetivo de 24h. (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

A base está instalada ao lado do posto de saúde e em frente à Estadual Ulisses de Serra. Segundo o secretário de Segurança Pública, Valério Azambuja, o apoio é estratégico, já que o Indubrasil fica a 15 quilômetros do Centro da Capital.

“É importante por causa dessa distância. Vai atender cerca de sete mil pessoas que moram aqui. Serão 10 agentes da guarda e duas viaturas por 24h. Foram gastos R$ 25 mil na reforma. Tínhamos a intenção de inaugurar antes, mas os problemas com a pandemia de coronavírus atrapalharam”.

Na primeira inauguração desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Adriane Lopes explica que a reivindicação dos moradores é antiga. “Faz parte do nosso plano estratégico e é uma reivindicação antiga, trazendo segurança e tranquilidade”.