Nova CNH começa a valer na quarta-feira; confira as principais mudanças no documento
Nova CNH segue padrões internacionais de identificação e com critérios de segurança
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será lançada, na quarta-feira (1°), com novas cores e padrão internacional. Mato Grosso do Sul sedia a novidade junto ao secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio e demais autoridades no Bioparque Pantanal. Assim como qualquer mudança, o novo modelo desperta dúvidas sobre as obrigatoriedades ou alterações.
O documento, nomeado de verde e amarelo, segue a resolução número 886 do Contra (Conselho Nacional de Trânsito), que foi definida no final de 2021 e será expedida tanto por meio físico como na versão digital. Ainda como a versão anterior, o documento mantém os dados biográficos e a foto do condutor.
CNH de ‘cara nova’
As principais mudanças são visuais, na parte inferior da CNH, onde constava os campos de observações, assinatura do portador, local e data de emissão, dará lugar a figura com tabela de veículo para identificação da categoria que o condutor possui.
Na parte de cima o documento terá uma mudança no layout, campo da assinatura do portador ficará logo abaixo da foto do motorista. A padronização internacional acrescenta na CNH os códigos utilizados conforme o território de emissão.
Antes, a CNH tinha tonalidade de verde escuro, agora, adota tons de verde, amarelo, preto e cinza. Outra modernidade será a emissão com tintas fluorescentes, anti-scanner e com reação a luz UV. Segundo o Contran as mudanças facilitam a identificação de documentos falsificados e novos dispositivos de segurança para impedir fraudes.
A emissão será impressa no mesmo papel atual, cheia de detalhes, como por exemplo o fundo estampado com a bandeira do Brasil, numeração tipográfica florescente com reação UV, desenhos geométricos positivos incorporados, tinta opticamente variável e fios estilizados.
Nome social
A inclusão do nome social na CNH poderá ser feita somente para quem tem o nome social na carteira de identidade, pois as informações são provenientes do banco de dados gerais, que no MS é executado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Vale lembrar que esses dados são apresentados logo no início do processo de tirar a habilitação.
A validade muda?
Conforme o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.
Ou seja, a validade do documento será exatamente como a versão atual, para condutores até 49 anos o documento só expira após 10 anos, para quem tem entre 50 e 69 anos são 5 anos de validade e condutores com 70 anos ou mais precisam renovar o documento a cada 3 anos.
Preciso mudar se já tenho?
A nova CNH começa a ser emitida no início do mês, mas quem já possui o documento não precisa se preocupar, pois a versão atual continua sendo válida. Caso o condutor queira o novo modelo, pode solicitar a segunda via, pagando a taxa de serviço. Normalmente, o prazo de entrega é de 3 dias úteis.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.