Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o Hemosul entrou no de e preparou um arraial para doadores, em Campo Grande. A ação será realizada das 7h às 17h e quem for terá o famoso lanche pós-doação com alguns quitutes juninos. 

Conforme a gerente de captação do Hemosul, Suelen Moreira, neste momento é registrado baixo estoque tipo sanguíneo O negativo, mas é necessária a doação de outros tipos sanguíneos também. Até às 10 horas, foram 81 doações e a expectativa de chegar aos 300 doadores durante o dia. 

A ação faz parte do Junho Vermelho, que busca conscientizar a população para a doação de sangue e também evitar o baixo estoque, que costuma acontecer nesta época época de frio. “Fazemos essa ação para chamar todos os doadores. Nessa época, o número de doações cai bastante por causa do frio e da chuva. É muito importante que a população venha doar.  Uma doação pode salvar quatro vidas, pois o sangue é processado e separado em quatro componentes”, explica Suelen.

Segundo a gerente, neste mês, além da doação de sangue junina, também serão sorteados brindes aos doadores que compareceram para doar sangue no Hemosul. “É importante que a população venha doar. Nunca se sabe o dia de amanhã. Podemos sair e ter um acidente, acontecer algo no trabalho e, se um dia precisar, vai ter à disposição. Sabemos que a população aumenta e o número de doadores não aumenta. É uma conta que não fecha”, comenta a gerente. 

Emoção

Doadora de sangue há mais de 20 anos, a funcionária pública Mariney Maciel, de 53 anos, se emocionou ao falar sobre o que representa o gesto. Ela foi doar para uma que não conhece e tem anemia.

Dia Mundial Doador de Sangue
Mariney fez doação para criança que está precisando. ( de | Jornal Midiamax)

“Sinto gratidão a Deus por poder doar e estar em boas condições de saúde. A maioria das pessoas só se lembra de doar quando conhece alguém que está precisando, mas temos que lembrar que a todo momento há alguém precisando”, diz. 

A costureira Maristela Albuquerque, de 34 anos, já é doadora há alguns anos e também fez a sua doação no Dia Mundial do Doador.  “Tem muita gente que precisa e nunca sabemos o dia de amanhã. Pode ser a gente ou um familiar precisando”, comenta. 

Dia Mundial Doador de Sangue
Maristela já é doadora de sangue (Leonardo de França | Jornal Midiamax).

Para quem tem medo de fazer a doação, a empreendedora Franciele Aral, de 29 anos, contou que fez a doação pela primeira vez. “Faz uns dois anos que eu queria doar, mas ficava adiando. Agora, a mãe de uma amiga fez a doação e me motivou. Foi tudo tranquilo e não doeu nada. Quero muito continuar doando. É muito importante ajudar o próximo e não custa nada”, diz a empreendedora. 

Franciele doou pela primeira vez (Foto: Leonardo de França | Jornal Midiamax)

Neste mês, o Hemosul passou a coletar sangue de doadores a partir de 51 quilos. Desde 2009 a coleta era apenas para quem tinha 55 quilos e muitos doadores em potencial, pediam a mudança. Também foi lançado o Projeto Selo Conexão Hemosul – empresa/instituição amiga, que vai homenagear as organizações parceiras da Rede que tanto viabilizam as ações movidas em prol da causa do sangue.

Pré-requisitos para doador de sangue:

  • Levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 a 69 anos de (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
  • Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
  • Pesar mais do que 51 kg;
  • Estar bem alimentado e hidratado.
Dia Mundial Doador de Sangue
Doação pode salvar até quatro vidas. (Foto: Leonardo de França | Jornal Midiamax)