Mais ansiosos do que nunca, a rede hoteleira de , a 295 quilômetros de Campo Grande, estimou a lotação de vagas, principalmente no mês de agosto por ser período sem feriados estaduais e de baixa temporada. Às vésperas da 21ª edição do Festival de Inverno, hotéis e pousadas informam que não há mais quartos disponíveis para turistas para esta quinta-feira (25).

O evento de grande porte retorna após dois anos suspenso, devido ao período pandêmico. Sylvio Trujillo, proprietário do Marruá Hotel e Restaurante, expressa o alívio em ver novamente o público retornando aos atrativos do município, depois dos tempos amargos das restrições e queda no faturamento do setor.

“A sensação do retorno do festival é maravilhosa, é gostoso ver isso novamente, depois de dois anos. O evento vem para coroar o ano incrível que Bonito está tendo. Batendo recorde e recordes. Acabamos que não tivemos tempo para preparar alguma novidade ao público, pois nesse mês, que costuma ser de baixíssima temporada, tivemos de 40 a 50% da carga máxima do turismo”.

A unidade está sem vagas e a procura continua, com pessoas na fila caso algum hóspede cancele a ida. O setor experimentou o retorno gradativo no fluxo turístico, portanto, ele ressalta que muitos estão hospedando na capacidade máxima.

“Estamos com muita procura de última hora, hotéis estão 100% lotados, mesmo com a mudança da data do festival e apesar dos feriados de Campo Grande. Os locais estão com vagas em escassos. A lotação em agosto é um recorde, historicamente o mês tem a menor ocupação”, explica.

A maior procura dos turistas é regional, pois pessoas de outros estados ou países organizam viagens com antecedência, como pontua Silvia Schmidt, da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria).

“A retomada dos eventos era muito aguardada, além da programação do festival que já movimenta a cidade muitos eventos paralelos estão programados, Festival da Carne, que será realizado em parceria com a Casa do Vidro, os bares e restaurantes também terão diferenciais. Também teremos na sexta-feira um evento que faz parte de um projeto do para a fomentar pequenos negócios e empresas locais”.

No Carandá Ecoville, todos os 200 leitos já estão reservados. Rúbia Xavier conta que não há disponibilidade para o período, embora a busca contínua de pessoas. Ou seja, quem não se programou deve agilizar a caça em casas de temporada ou até no ‘amigo morador' do município.

“O hotel sempre atendeu a Secretaria de do Mato Grosso do Sul, por estarmos localizados no Centro da cidade. O hotel foi contratado para atender os Staffs [funcionários do evento], e grupos que atuarão no festival, como o grupo de moda, teatro, comunicação entre outros”.

festival na praça
Festival acontece na Praça da Liberdade (Foto: Divulgação/Festival de Inverno)

Agenda do festival

O calendário do festival foi lançado em Campo Grande, no mês de julho, com direito a um ‘gostinho de quero mais', pois, no Bioparque Pantanal, o enredo do que esperar para o evento foi apresentado brevemente. Josmail Rodrigues, prefeito de Bonito, comentou o impacto da festa para o município. “A expectativa para o evento é muito grande. Já estamos com os hotéis em lotação máxima e estamos sentindo que a população está muito contente”, disse ele ao Jornal Midiamax.

“Haverá culinária, artesãos, artistas e todo um trabalho social que está gerando emprego e renda, inclusive para a área rural, já que o evento vai se estender até o Distrito de Águas de e o Guaicurus”, afirmou Rodrigues.

Conforme apurado pelo MidiaMAIS, a lista das atrações nacionais já está completa. Confira:

  • Daniel – quinta-feira (25) no Palco das Águas;
  • Macaco Bong – quinta-feira (25) no Palco do CMU
  • Majur – sexta-feira (26) no Palco do CMU;
  • Gaby Amarantos – sexta-feira (26) no Palco das Águas;
  • Vanessa da Mata – sábado (27) no Palco das Águas;
  • Rincon Sapiência – sábado (27) no Palco do CMU;
  • Banda Ira – domingo (28) no Palco das Águas.

Más não é só show que completa a agenda do grande evento. Haverá apresentações de teatro, grafite, palestras, moda, dança, cinema, circo, poesia, gastronomia, artesanato e mais doa dia 25 a 28 de agosto, na Praça da Liberdade. Clique aqui e confira o calendário completo.