A Prefeitura Municipal de Campo Grande vai incentivar a técnica de defesa pessoal para mulheres. A informação foi divulgada no Diogrande desta terça-feira (4).

De acordo com o documento, a ação será destinada à prevenção da violência contra as mulheres na Capital. O Projeto de Lei foi aprovado em regime de urgência no dia 8 de setembro, na Câmara Municipal de Campo Grande.

A proposta apresentada na Casa de Leis é de autoria do vereador Betinho (Republicanos). Conforme o Diário Oficial de Campo Grande de hoje, a ação vai contar com a realização de aulas, palestras, workshops e seminários, que deverão ser realizados em diferentes regiões da cidade.

A medida vai proporcionar preparo para que elas estejam aptas a reconhecer condutas de risco e possam antecipá-las, prevenindo que atos de violência ocorram de fato.

O autor do projeto considerou que, entre 2020 e 2021, dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, tabulados pelo Instituto Santos Dumont, mostram que no Brasil o número de delitos contra as mulheres triplicou, passando de 271.392 registros para 823.127.

Em Campo Grande, estatísticas da Sejusp-MS (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) apontam 5119 casos de violência doméstica ocorridos até o momento no ano de 2022, somente na Capital.

Só nos nove primeiros meses deste ano, a Capital registrou oito feminicídios.