Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES MS (Secretaria de Estado de Saúde de ) nesta quarta-feira (21), Mato Grosso do Sul registrou 257 novos casos de dengue no período de uma semana. Agora, Estado acumula 19.373 casos da doença, enquanto no último boletim do dia 13 de dezembro o valor era de 19.116.

Só em , o número atual de casos confirmados é de 8.322. Ainda conforme os dados da SES, apenas a cidade de não registrou nenhum caso nessas duas semanas. Portanto, Mato Grosso do Sul segue na 9º posição do ranking dos Estados brasileiros com maior incidência da dengue (973,8) e a maioria dos municípios são classificados com alta incidência.

Apenas as cidades de Aral Moreira, Selvíria e Alcianópolis apresentam baixa incidência, ou seja, abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes.

Ainda segundo o boletim, MS já conta com 23 óbitos pela doença desde a primeira semana de 2022. A última morte registrada foi a de um de 82 anos, residente de Porto Murtinho, que faleceu em 29 de novembro e teve seu óbito confirmado em 12 de dezembro. Ele era diagnosticado com e hipertensão arterial.

Casos prováveis

O documento da Secretaria Estadual de Saúde ainda aponta o total de 27.359 casos prováveis de dengue neste ano. Já o principal perfil de pessoas prováveis de diagnóstico de dengue são mulheres (52,7%) de 20 a 29 anos (19,73%).

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.