MS ainda não tem previsão de ampliar 4ª dose para pessoas com mais de 18 anos, diz SES

Vacinação da 4ª dose segue apenas em pessoas com mais de 35 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cidade de São Paulo ampliou a vacinação da 4ª dose contra a Covid-19, na terça-feira (9), para a população com idade a partir dos 18 anos. Em Mato Grosso do Sul, a ampliação do segundo reforço, como é definida a quarta dose, ainda não tem data para ser anunciada para pessoas 18+.

Conforme o g1, em SP, o imunizante pode ser aplicado após quatro meses do primeiro reforço e cerca de 911 mil pessoas devem receber a vacina. Com a quarta dose, na cidade paulistana também poderão ser vacinados os profissionais de saúde maiores de 18 anos, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos (inclusive gestantes e puérperas) e adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas).

Em MS, a quarta dose continua sendo aplicada em pessoas com mais de 35 anos. Na ocasião em que a vacina foi liberada para as pessoas com mais de 35 anos, o secretário de saúde Flávio Britto estimou que 80 mil pessoas no Estado fazem parte desse público para se imunizarem.

“Pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, disse Flávio.

Até o momento, segundo Vacinômetro, 78,08% da população de Mato Grosso do Sul está com esquema vacinal completo. São 5.905.789 doses aplicadas, sendo 2.251.061 primeiras doses, 1.958.853 segundas doses e 257.856 doses únicas.

1 milhão aptos a tomarem terceira dose

Em um pouco mais de um ano de vacinação, Mato Grosso do Sul tem mais de 5,9 milhões de doses aplicadas da vacina contra a covid, equivalente a 95% da população vacinável com pelo menos a primeira dose. Em MS, mais de um milhão de pessoas estão aptas a tomarem a D3, mas em um mês, apenas 29 mil se imunizaram.

De acordo com o Painel Mais Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 2.251.061 tomaram a primeira dose. Mas para quem tomou a primeira dose, tem os demais reforços para garantir a imunidade completa contra o vírus.

Ainda conforme o painel da SES, 291 mil pessoas ainda precisam ir até uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. Para a terceira dose (ou reforço 1), o número é ainda mais expressivo: 1.088.098 de pessoas ainda precisam tomar a dose 3.

Em Campo Grande, o recorte da estatística de público vacinado com a terceira dose — ou dose reforço 1 — tem números inferiores. Do público total que já poderia ter se imunizado com a primeira dose de reforço, apenas 40,2% tomaram a vacina. Ou seja, das 851 mil pessoas que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado, apenas 343.151 mil tomaram a terceira dose.

Já a quarta dose – ou dose referência 2 – já se imunizaram 255.900 pessoas.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá