Sala de situação criada pelo para monitorar casos suspeitos de Monkeypox, a varíola dos macacos, informou que nesta semana foi descartado o primeiro caso suspeito da doença no Brasil, de um paciente do Ceará. O caso de Mato Grosso do Sul, de um adolescente internado em , segue em investigação.

De acordo com o informe nacional, até a noite desta terça-feira (7) eram 1.077 casos confirmados da doença em 31 países do mundo. A sala de situação do Ministério da Saúde foi ativada há 16 dias.

Com o primeiro caso descartado, o país segue com 8 pacientes com sintomas da doença e que estão tendo o quadro clínico investigado. Além de Mato Grosso do Sul, há casos suspeitos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Um deles é o adolescente boliviano de 16 anos internado na Santa Casa de Corumbá, distante 444 quilômetros da Capital, desde o fim de maio.

Em boletim divulgado na última sexta (3), a diretoria-técnica da Santa Casa de Corumbá informou que o adolescente boliviano passa bem, teve melhoras nas lesões que possui pelo corpo e que a equipe médica aguarda resultado dos exames. O laudo que vai determinar a infecção que acometeu o jovem fica pronto em meados do dia 20 de junho.

Nesta segunda-feira (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que até o fim desta semana serão distribuídos para todos os estados equipamentos que fazem o teste da doença. Atualmente, apenas São Paulo, Minas Gerais e fazem o exame.

O Jornal Midiamax procurou a secretaria de saúde de Corumbá para atualização do estado de saúde do adolescente nesta quarta-feira (8), e aguarda retorno.

Plano de contingência contra varíola dos macacos em MS

Na semana passada, o (Ministério Público Estadual) determinou a implementação de um plano de contingência contra a varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul.

O grupo contará com a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e Comissão de Saúde da OAB-MS.

Os trabalhos do grupo devem seguir orientações emitidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em nota técnica publicada no mês passado que detalha o que se sabe até agora sobre a doença e procedimentos para notificação de casos.

O que se sabe até agora sobre a varíola dos macacos

Originalmente conhecida como Monkeypox, a varíola dos macacos é uma doença endêmica da África e recentemente tem causado alerta no mundo por conta de infecções registradas desde o início de maio na América do Norte e Europa.

O que chama atenção das autoridades mundiais em saúde é que essa é a primeira vez que a doença causa surto em várias partes do mundo sem que os pacientes com a doença tenham viajado para a África.

De acordo com o Instituto Butantan, a varíola dos macacos pode ser definida como uma “doença febril” aguda, que ocorre de forma parecida à da varíola humana.