Pular para o conteúdo
Cotidiano

Meninas de 1 a 2 anos: confira perfil de crianças com casos suspeitos de hepatite ‘misteriosa’

Em Mato Grosso do Sul, atualmente são 3 casos suspeitos de hepatite aguda
Aliny Mary Dias -
hepatite misteriosa
Ministério da Saúde tem 106 notificações da doença em todo país (Foto: Reprodução)

Desde que os casos de aguda grave — a hepatite ‘misteriosa’ — em crianças e adolescentes começaram a ser registrados e monitorados no Brasil, Mato Grosso do Sul já teve a notificação de cinco menores de idade com casos suspeitos. Atualmente, três seguem sob investigação e aguardam a conclusão de exames. Dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde revelam o perfil dos pacientes suspeitos para a doença e também os sintomas mais comuns.

Diante do aumento de casos em todo o mundo e com 76 notificações no Brasil, sala de situação foi criada pelo Ministério da Saúde para acompanhar a evolução da hepatite aguda ‘misteriosa’, ou seja, sem causa definida. Dados divulgados nesta semana revelam detalhes dos sintomas que mais se manifestaram nas crianças e adolescentes e também o perfil dos pacientes.

Conforme os dados, que refletem o cenário nacional, 53,1% dos casos notificados são de meninas. A faixa etária predominante é de 1 a 2 anos (26,6%), seguido por pacientes com 15 a 16 anos (14,1%), 3 a 4 anos (12,5%), 7 a 10 anos (9,4% cada faixa), 13 a 14 anos (10,9%), 5 a 6 anos (6,2%), 11 a 12 anos (6,2%) e menores de 1 ano representam 4,7% dos casos notificados.

Em relação aos sintomas mais comuns, segundo o Ministério da Saúde, os pacientes têm apresentado, na seguinte ordem de frequência: febre, icterícia, vômito, dor abdominal, urina escura, diarreia e fezes brancas.

Apesar de desconhecida, a causa da hepatite aguda grave nos menores de idade já vem sendo estudada por pesquisadores de todo mundo. Atualmente, há associação de crianças e adolescentes que tiveram Covid-19 e agora apresentaram a hepatite aguda. Relação da doença com a vacinação contra coronavírus até o momento está descartada pelas autoridades em saúde.

Investigação e casos em MS

Em relação aos casos suspeitos em Mato Grosso do Sul, dois foram descartados, e uma das crianças monitoradas, um de 1 ano, morreu em hospital particular da Capital. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o caso foi descartado porque não se enquadrou nas definições do Ministério da Saúde e posteriormente houve confirmação de que a criança morreu vítima do metapneumovírus.

Os três casos que permanecem sob investigação aguardam resultados de exames que estão sendo feitos no Laboratório de Hepatives Virais da Fundação Fiocruz, no . Conforme a fundação, o prazo para a conclusão dos exames é de 15 dias.

Casos graves e tratamento

Médico hepatologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Hugo Perazzo, afirma que os casos ocorridos na maioria em crianças menores de 5 anos chamam atenção pela gravidade da doença.

Segundo o especialista, 15% dos casos registrados em todo o mundo necessitam de em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 10% deles foram submetidos a transplante de fígado.

“É como se tivesse uma falência do fígado na sua função e quando isso acontece precisa ser substituído e por isso é necessário o transplante. Quando uma hepatite aguda tem uma evolução ruim esse deve ser o tratamento”, explica o médico.

Transplante hepático não é realizado em Mato Grosso do Sul. Em novembro do ano passado, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou que estudava criação de um serviço de transplante renal e hepático em parceria com o Hospital do Pênfigo de . A ideia era a criação de um Centro Especializado em Hepatologia, o projeto segue em tratativas e pacientes que precisam de transplantes de fígado, atualmente, precisam ser encaminhados para hospitais de fora de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado